geral

Desfile de 7 de setembro em Vitória tem show de helicópteros e navio

07 set 2024 - 14:15

Redação Em Dia ES

Share
Ilha do Príncipe foi o ponto de encontro dos manifestantes do Grito dos Excluídos, reunindo grupos culturais e voltados para a garantia dos direitos de minorias sociais
Desfile de 7 de setembro em Vitória tem show de helicópteros e navio. Foto: Rodrigo Zaca / Governo ES

O desfile cívico-militar de 7 de setembro movimentou o Centro de Vitória com as atividades de celebração à Independência do Brasil. Iniciado na manhã deste sábado na Avenida Beira Mar, o desfile contou com pelo menos três aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) sobrevoando o mar da baía da Capital e carregando a bandeira do Espírito Santo e do Brasil.

No mar, o navio patrulha da Marinha também integrou celebração e fez a alegria dos espectadores ao ‘buzinar’ para as arquibancadas. Na pista da Beira-Mar, além do tradicional desfile de militares, escolas também cruzaram a avenida esbanjando cor e muita música para a comemoração da data.

Entre as autoridades presentes estavam o governador Renato Casagrande, os deputados Denninho Silva e Bispo Alves e também Lorenzo Pazolini, prefeito de Vitória e responsável por hastear a bandeira da Capital na celebração. Também participaram do evento os comandantes dos Bombeiros da Polícia Militar.

Grito dos Excluídos
Perto da Beira-Mar, a Ilha do Príncipe foi o ponto de encontro dos manifestantes do Grito dos Excluídos, reunindo grupos culturais e voltados para a garantia dos direitos da população negra, LGBTQIA+ e pelo direito das mulheres na sociedade. Segundo a organização, cerca de duas mil pessoas se reuniram para a passeata que seguiu rumo ao Palácio Anchieta.

Em Brasília
Já em Brasília, o desfile realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, destacou a importância da vacinação, com a presença do famoso personagem Zé Gotinha, e homenageou o povo gaúcho pelo enfrentamento das fortes chuvas de maio.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o desfile cívico-militar, às 9h14. O tema deste ano é Democracia e Independência. É o Brasil no Rumo Certo. Diversas autoridades estiveram presentes.

Neste ano, o evento que celebra do Dia da Independência foi organizado em três eixos temáticos: a presidência rotativa do Brasil do G20 e a Cúpula de chefes de Estado que será realizada em novembro, na cidade do Rio de Janeiro; o apoio e esforços para a reconstrução do Rio Grande do Sul; e o aumento da proteção da população, em especial, das crianças, por meio das campanhas de vacinação e a ampliação dos serviços de atendimento primário em saúde, com a retomada do programa Mais Médicos do governo federal.

Participaram do desfile 30 atletas olímpicos que competiram nos jogos de Paris, entre julho e agosto, além do mascote da vacinação brasileira, o Zé Gotinha. O atleta Caio Bonfim que, na França, faturou a prata inédita para o Brasil na marcha atlética, foi o porta-bandeira do grupo.

O desfile terminou com a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

0
0
Atualizado: 07/09/2024 14:39

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.