A empresa Linhares Agroindustrial S/A, empresa do grupo pernambucano JB, lança na próxima sexta-feira (13), seu projeto de ampliação, que será realizado em duas etapas: a primeira com a instalação de um novo gerador de 33 MW de capacidade, que devido a limitação da caldeira poderá gerar somente 17 MW nesta fase, ainda em processo de instalação; a segunda etapa consiste na instalação de uma nova caldeira que atenderá a capacidade total do gerador, e que ainda não tem data prevista para realização.
Neste projeto o Banco do Nordeste é um dos apoiadores e contratou uma operação de R$ 49 milhões para a Agroindustrial. O recurso é oriundo do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE Verde).
Atualmente a potência instalada na UTE é de 3,2 MegaWatt (MW), contudo esse quantitativo dará um salto em geração de energia chegando aos 33 MW. O gerente da agência do Banco do Nordeste Recife-Domingos Ferreira, Almir Alves, reforçou os benefícios de produtividade que a operação de crédito possibilitará à empresa.
“Com o apoio do Banco do Nordeste, a Lasa deverá atender toda sua demanda de energia no longo prazo, saindo de uma safra de 570 mil toneladas de cana até uma safra futura projetada de 720 mil toneladas, o que será bastante significativo em termos de redução de custos”, disse.
Esta unidade de cogeração de energia, após o aporte, atenderá toda a demanda interna da destilaria, tornando a Lasa autossuficiente, ou seja, livre do fornecimento externo de energia.
Maior área irrigada
De acordo com o sócio-diretor da agroindústria, Carlos Beltrão, além da expectativa de geração de energia, a Lasa prevê um aumento da área irrigada, de 500 para cerca de três mil hectares. “Foi imprescindível o apoio do Banco para esta modernização. Com taxas diferenciadas, de longe, foi a nossa melhor escolha”, acrescentou.
A Lasa
A Lasa Linhares Agroindustrial foi fundada em 1964, atuando na produção de aguardente. Atualmente, trabalha no ramo dos mercados nacional e internacional de açúcar, álcool, gás carbônico, energia elétrica, importação, exportação e indústria química. As atividades do Grupo JB estão concentradas nos estados de Pernambuco e Espírito Santo.
A empresa Linhares Agroindustrial S/A atua como produtora independente de energia com a exploração da termelétrica Lasa, com 3,2 MW de potência, localizada no município de Linhares (ES). A usina está em operação comercial desde junho de 1982.
Redação Portal Linhares Em Dia{jathumbnail off}
Fique EM DIA com notícias relacionadas
GERAL
– Justiça determina desocupação do CTT do bairro Planalto
– Sicoob-ES tem crescimento recorde no número de associados
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal.