Após cinco dias de muito trabalho o incêndio que devastava a Mata das Flores, em Castelo, no Sul do Estado, foi finalmente controlado no final da tarde desta quinta-feira (22). Até helicópteros do Notaer foi utilizado na força-tarefa montada para combater o fogo que destruiu mais de 100 hectares de vegetação.
Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande anunciou o controle do incêndio e disse que as equipes seguem monitorando a área.
O incêndio no Parque Estadual Mata das Flores foi controlado. Mais de 100 hectares foram queimados, afetando o parque e a zona de amortecimento. Após cinco dias de intenso combate, agora estamos mapeando os impactos e investigando as causas. Continuamos comprometidos em proteger…
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) August 22, 2024
Mais de 20 bombeiros, 15 servidores do Iema, duas aeronaves do Notaer e dois servidores da Defesa Civil de Castelo participaram dos esforços para acabar com o incêndio.
O Parque Estadual Mata das Flores, com seus 800 hectares de rica biodiversidade, nunca havia enfrentado um incêndio dessa magnitude. O parque é conhecido por abrigar espécies raras e ameaçadas de extinção, além de árvores centenárias como o jequitibá-rosa, símbolo do Espírito Santo.