geral

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e pede que moradores em áreas de risco saiam de casa

08 nov 2024 - 18:19

Redação Em Dia ES

Share
População é orientada a sair de áreas de risco; previsão é de mais de 150mm de chuva no estado, com impacto maior no Sul e Centro neste sábado (9)
Defesa Civil do Espírito Santo emite alerta de chuvas intensas e orienta evacuação preventiva. Foto: Divulgação/SESP

A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu um alerta excepcional para chuvas fortes na noite deste sábado (9), com acumulado previsto de mais de 150mm em todo o Estado. A precipitação deverá se concentrar principalmente nas regiões Sul e Central. Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (8), o órgão recomendou que moradores em áreas vulneráveis, como margens de rios, encostas e morros, saiam de suas casas e se dirijam aos abrigos de contingência nos respectivos municípios.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), os locais designados como “abrigos” podem ser confirmados junto às Defesas Civis municipais, que mantêm plantão de atendimento durante o período crítico.

A major Fabiane Cruz, da Defesa Civil Estadual, reforçou a importância de medidas preventivas por parte da população em áreas de risco. “Quem mora em margens de rios, em morros ou encostas, pegue os pertences mais importantes e retire-se da residência. No Espírito Santo, todos os municípios têm locais de contingências da Defesa Civil, destacados para receber a população”, afirmou a major Cruz.

A Defesa Civil Estadual informou que já mapeou mais de mil áreas de risco em todo o Estado, com alta probabilidade de deslizamentos de terra e inundações. A major Lorena Rezende, também da Defesa Civil, fez um alerta específico para os riscos em pontos de alagamento. “Nós temos mais de mil áreas de risco mapeadas no Espírito Santo, principalmente por deslizamento de terra e de inundação. Está em risco maior a população que vive em margem de córregos e rios. Em caso de enxurrada, pedimos que ninguém tente atravessar os pontos de alagamento. Se você estiver dirigindo, procure um lugar alto e evite atravessar”, ressaltou.

Domingo de Enem
Para o domingo (10), a Defesa Civil alertou para um acúmulo adicional de mais 100mm de chuva na região Norte do Estado, justamente no dia em que ocorrerá a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Hugo Ely dos Anjos Ramos, coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), destacou a preocupação com a realização do exame sob condições climáticas adversas. “A maior preocupação no domingo é a realização da prova do Enem. Podemos ter volumes de precipitação acima de 100mm na região Norte do Estado durante todo o dia”, informou o meteorologista.

Cadastro para alertas
A Defesa Civil orientou a população a realizar o cadastro para receber alertas de risco por mensagem de texto. Segundo a major Fabiane Cruz, o cadastro pode ser feito enviando um SMS para o número 4199. “As pessoas podem se cadastrar imediatamente para receber um alerta por mensagem de texto em SMS, no telefone 4199. Temos avisos meteorológicos, de riscos hidrológicos e meteorológicos. Quando o centro nacional da Defesa Civil emitir o alerta, a pessoa vai receber no celular, com dicas de autoproteção”, orientou.

Linhares em alerta máximo
Em Linhares, a Defesa Civil Municipal também emitiu um alerta de “chuvas intensas, com possível acumulado excepcional”, que poderá atingir até 150mm entre a tarde deste sábado (9) e a madrugada de domingo (10). De acordo com o alerta, o sábado deve começar com céu aberto e calor, porém a nebulosidade aumentará ao longo do dia. Chuvas fortes são esperadas a partir do final da tarde e à noite, acompanhadas de rajadas de vento de até 60km/h e trovoadas.

A Defesa Civil de Linhares orientou a população para procurar abrigo em locais seguros em caso de sinais de risco, mantendo as equipes em plantão de 24 horas. O atendimento pode ser acionado pelo telefone 27 98115 0511. Em situações de queda de árvores e outros incidentes causados pela chuva, a população deve contatar a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.

Algumas orientações básicas são:

– Evite sair de casa e circular pela cidade no período chuvoso. Evite, também, o contato com a água de alagamentos e enchentes;

– Moradores de área de risco devem deixar documentos e itens essenciais reunidos e em fácil acesso, caso seja necessário sair de casa às pressas;

– Observe a estrutura da sua casa: se houver sinais de rachaduras no terreno ou na edificação, árvores ou pedras apresentando movimentação, estalos, portas ou janelas emperrando, saia de casa e procure um local seguro;

– Moradores de encostas devem observar se está escoando muita água e se há movimentação do solo, com a descida de pedras ou terra. Nesses casos, a orientação também é sair de casa;

– Moradores de regiões ribeirinhas devem se atentar ao nível da água. Se houver sinais de elevação, o melhor a se fazer é sair de casa até a água baixar;

– Ajude crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, mas tenha cuidado e cautela para não se colocar em risco.

As equipes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) estarão de prontidão durante todo o fim de semana e poderão ser acionadas em qualquer momento. Em casos de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil do município ou ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

A Defesa Civil também envia alertas por meio de mensagens de texto. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, colocando o CEP da área de interesse.

0
0
Atualizado: 08/11/2024 19:11

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.