Por meio da central de ligações telefônicas, o cidadão poderá saber se o seu problema pode ser resolvido com a ajuda da Defensoria, quais documentos levar quando for marcar atendimento com um defensor, em qual Núcleo poderá buscar atendimento, evitando assim se deslocar apenas para obter essas informações. A central funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e a ligação será gratuita.
Até o fim do ano, também, será possível agendar por telefone o dia e horário do atendimento, para quem reside no município da Serra. “A previsão da Defensoria Pública é estender esse agendamento a todo Estado ainda no primeiro trimestre de 2013”, acrescenta o defensor público geral, Gilmar Alves Batista.
Apesar de ter estabelecido uma parceria com a Defensoria Pública do Pará para importar o sistema que já funciona lá, a Defensoria capixaba precisou investir cerca de R$143 mil no Disque 129. A soma contempla a compra de computadores e mobiliário, a adaptação da sala de trabalho, o treinamento dos profissionais e, ainda, a implantação do sistema telefônico. A instituição também contratou e treinou 16 estagiários que farão o atendimento à população.
Redação Portal Ouro Negro