Entre os dias 4 e 8 de agosto, será realizado no campus de Itapina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) o 30º curso de sangria em seringueira. O público da atividade são filhos de pequenos agricultores que já possuem seringais plantados e prontos para iniciar a atividade de extração do látex.
De acordo com o engenheiro florestal, Cesar Santos Carvalho, esse curso irá atender a um público que ainda não conhece a atividade de sangria de seringueira e que deseja se especializar. “Os participantes desejam sangrar seu próprio seringal ou trabalhar como parceiros em seringais já implantados no município. Em Colatina, os primeiros plantios de seringueiras já se encontram em estágio inicial de exploração e por isso há uma demanda por parte desses produtores”, falou Cesar.
Todas as práticas de sangria, ou seja, as demonstrações de métodos, serão realizadas no campus do Ifes de Colatina, que possui uma pequena área plantada com seringueiras e que será colocada em sangria após a realização do curso. A participação de mulheres também está prevista na realização da atividade.
Capacitação na área de seringueira no ES
Os cursos para treinamento para produtores em sangria de seringueira tiveram início na década de 1980. Em torno de 450 pessoas já foram capacitadas no Espírito Santo. No Estado, existem cerca de 14 mil hectares de seringueiras plantadas, sendo que boa parte já está em plena produção.
Publicação
O Incaper publicou o documento “Sangria da Seringueira: guia prático para o seringueiro”, de autoria de Itamar Alvino de Souza, no qual constam informações técnicas importantes sobre o assunto. O custo da obra é R$ 15,00 e pode ser adquirida na Biblioteca Rui Tendinha, do Incaper, pelo email [email protected] e pelo telefone (27) 3636-9847.
Para realizar inscrições e saber mais informações sobre o Congresso, acesse http://www.cbro-substrato.com.br/
Redação Linhares Em Dia
Com informações Portal Campo Vivo
Foto: Incaper