Com mais de 4 mil contratos feitos neste ano, o Bandes atingiu a marca de R$ 151,6 milhões investidos no campo, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
De acordo com o diretor-presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, o banco investiu nos canais de atendimento aos empreendedores e na capacitação dos profissionais que atuam na formulação de projetos de financiamento (parceiros consultores do Bandes) para atender ao elevado número de propostas que o banco recebe no segmento rural, o que tem melhorado o atendimento aos clientes. “Hoje o nosso grande desafio é trabalhar junto aos consultores a melhora na qualidade das propostas de financiamento que chegam ao banco. Com mais qualidade nas propostas de financiamento, o banco ganha agilidade na tramitação e, consequentemente também, na liberação do recurso para o produtor rural”, destaca Guerino.
Os números registrados em 2011 movimentaram R$ 175 milhões, quando foram efetivadas cerca de 5.500 operações.
Em 2011, 81% dos investimentos aprovados pelo Bandes foram destinados ao interior do Espírito Santo. O número representa investimentos tanto em produtores rurais quanto em micro e pequenas empresas fora da região metropolitana, distribuindo oportunidades em lugares onde o acesso ao crédito poderia ser mais difícil.
Como chegar ao crédito do Bandes
O produtor rural que quer financiar investimentos por meio do Pronaf tem uma estrutura acessível à sua disposição. O Bandes dispõe de consultores em todos os municípios do Estado, que estão aptos a elaborar as propostas de financiamento, conhecem a documentação necessária e as melhores opções de crédito para cada caso. Assim, o produtor rural não precisa sair do seu município para ter o crédito do Bandes. Basta ligar para o Bandes Atende, no 0800 283 4202, ou acessar o site e se informar sobre os telefones e os endereços dos consultores mais próximos e marcar uma visita.
Redação Portal Ouro Negro