Uma bailarina que enfrentou o câncer vai contar a sua história de superação
Somente no Espírito Santo, devem ser registrados mais de mil novos casos de câncer de mama até o final de 2019. Em todo o Brasil, serão cerca de 60 mil novos diagnósticos da doença também este ano. Os números são do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Esse é o tumor com maior incidência entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma.
O conhecimento é, sem dúvida, o maior aliado da prevenção e da detecção precoce. Com essa perspectiva, o Sicoob Leste Capixaba realiza, no próximo sábado (23), a partir das 8h, uma manhã voltada para a prevenção e a saúde feminina de modo geral, no bairro Interlagos II, em Linhares. A iniciativa, aberta ao público gratuitamente, faz parte do Projeto Prevenir Mulher, desenvolvido pelo Sicoob em todo o Estado.
Durante o encontro do dia 23, em parceria com o Núcleo de Referência à Saúde da Mulher-Casa Rosa, as mulheres poderão fazer um cadastro em que serão identificadas as que estão no grupo de risco para o câncer de mama (de acordo com a idade e o histórico familiar). Se houver necessidade, haverá encaminhamento para a realização de mamografia gratuita.
Incentivo
No evento, a bailarina Sandra Motta, diagnosticada com câncer de mama em 2017, vai compartilhar um pouco de sua experiência pessoal por meio de uma apresentação de teatro e dança. O espetáculo “Vírgula” conta a história da artista, que se curou e montou o show para incentivar outras pessoas a enfrentarem os momentos difíceis da vida com leveza e bom humor.
O encerramento das atividades na manhã de sábado ficará por conta do cirurgião oncológico Bruno de Ávila Vidigal, que vai levar esclarecimentos sobre a detecção e o tratamento da doença.
Serviço
Projeto Prevenir
Data: sábado, dia 23 de novembro
Horário: a partir das 8h
Local: Ginásio Poliesportivo Leandro Silva Reis, Rua Dom Pedro I, Interlagos II, Linhares/ES.