Informações sobre declarações já liberadas podem ser obtidas no próprio site ou por meio do telefone Receitafone 146. Para contribuintes que forem contemplados neste lote, a restituição será creditada na segunda-feira seguinte, dia 17 de setembro.
Em casos de declarações bloqueadas pela Receita, a chamada malha fina, os contribuintes serão convocados a esclarecer pendências. Os motivos serão listados no extrato da declaração de 2012. Caso a ferramenta indique pendências na declaração, causadas por erros cometidos pelo contribuinte, ele poderá fazer sua autorregularização.
Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pelo aplicativo. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição. No caso de imposto a pagar, a correção dentro do prazo de entrega da declaração evita a incidência de multa de mora e juros.
Até agora, foram liberados três lotes com mais de 6,5 milhões de declarações no valor total de R$ 7.063.691.970,36. Em 2012, a Receita recebeu mais de 25,2 milhões de declarações. São liberados todos os anos sete lotes regulares de restituições, sendo o último em dezembro.
Imposto de Renda 2012
É possível ter mais informações sobre Imposto de Renda 2012 por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Para acessá-lo é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita, ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios. Caso encontre algum erro, a regularização poderá ser feita por meio do e-CAC.
Se a restituição não for creditada no banco, o contribuinte poderá entrar em contato com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (pessoas com deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer outro banco.
Redação Portal Ouro Negro