A unidade móvel realiza a coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea
O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) vem intensificando medidas para aumentar o alcance de coletas externa de sangue, uma vez que durante o período de distanciamento social enfrentado no Espírito Santo, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), muitas pessoas que desejam realizar a doação de sangue ainda têm o receio de ir até uma unidade de atendimento.
Uma das medidas é o agendamento do Ônibus de Coleta Externa. A unidade móvel realiza a coleta de sangue e o cadastro para doação de medula óssea. O serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão pelo e-mail [email protected], e o local deve cumprir alguns requisitos, como o mínimo de 50 doadores e o máximo de 70.
“São ações que visam a facilitar o acesso da população à doação de sangue, além de incentivar a captação de novos doadores, buscando contribuir para a melhoria do estoque de sangue”, informa a diretora do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad.
A diretora lembra que a solicitação do ônibus deve ser realizada com antecedência, para que haja tempo hábil para a organização da ação. “É importante ressaltar que todas as solicitações são avaliadas e, após a visita técnica, é realizada a agenda para efetuar ação”, informa.
Além do ônibus, o Hemoes vem trabalhando desde julho com uma nova modalidade: o uso de equipamentos portáteis. Nesse procedimento é utilizado o mesmo aparelho de coleta de sangue do Ônibus. Entretanto, são direcionados para o local da visita uma equipe menor de profissionais da saúde e materiais de fácil deslocamento, facilitando o acesso em áreas com estruturas pequenas.
Para a realização do serviço, a equipe técnica leva ao local até quatro poltronas, maleta de urgência e emergência e os equipamentos portáteis para a coleta de sangue. Qualquer cidadão também pode solicitar a visita pelo e-mail [email protected], sendo necessário ter, no mínimo, 20 doadores para realizar a ação.
“Desde o início da pandemia, mais precisamente do período de distanciamento social, temos trabalhado com estoque crítico. Não há substituto para o sangue, por isso precisamos que a população colabore com doações regulares para manter os estoques em níveis adequados”, ressaltou a diretora.
Agenda da unidade móvel no mês de agosto
– 21/08 (sexta-feira): das 8h30 às 14h30
Condomínio Recreio das Palmeiras (Serra)
– 25/08 (terça-feira): das 8h30 às 14h30
Primeira Igreja Batista de Campo Grande (Cariacica)
– 28/08 (sexta-feira): das 8h30 às 14h30
Condomínio Villagio Campo Grande (Cariacica)