Mesmo nascido fora do estado, Estefano viveu a maior parte de sua vida em solo Linharense, pois sua família é tradicional do município.
Aos 9 anos ele começou a trabalhar com seu tio, Anjinho Silote, em sua farmácia, fora do horário escolar. Foram 10 anos trabalhando ali. Segundo Estefano, foi uma oportunidade de crescer profissionalmente. Há 7 anos, junto com seu irmão, abriu sua própria farmácia, a FarmaReal, que fica no bairro Interlagos.
De acordo com Estefano, quando o assunto é a iniciação na vida pública, um conjunto de fatores deve ser levado em conta. Tios de Silote já concorreram à vereança e chegaram a ser eleitos, tanto em Linhares como fora do município; em 2010 participou ativamente em uma campanha para deputado estadual; por ter seu comércio no bairro Interlagos, maior colégio eleitoral da cidade, e pelo contato direto que sempre teve com a população, veio recebendo incentivos, o que aumentou sua vontade de participar como candidato.
PORTAL OURO NEGRO – Quais as prioridades de seu primeiro mandato?
Estefano Silote – São as básicas: saúde, educação e segurança. Mas a prioridade mesmo é dar sustentação ao prefeito, dadas as dificuldades que serão encontradas. Uma coisa que preguei dentro de minha campanha é a questão do bem estar social, que agrega todas as áreas que citei.
Assim que tomar posse uma das primeiras coisas que farei é ouvir as comunidades para saber quais são as prioridades e para ver se os projetos que temos são apropriados ou se teremos que adaptá-los.
PON – Qual a sua opinião sobre o projeto dos 90 dias de recesso aos vereadores?
Estefano – Sou contra. Acho que não existe essa necessidade. Se o vereador é representante do povo ele tem que dar o exemplo. É inadmissível que enquanto um trabalhador comum tenha 30 dias de férias durante o ano, o vereador tenha um recesso de 90 dias. O tempo de férias dos vereadores tem que ser igual à de qualquer outro cidadão.
PON – A presidência da Câmara te interessa?
Estefano – Como o único vereador eleito pelo partido do prefeito, o PDT, coloco meu nome para apreciação para disputar a presidência da Câmara. O presidente do Legislativo precisa, e a população espera que ele seja ligado à causa pública e aos mais elevados interesses do povo.
PON – Por que o senhor foi eleito?
Estefano – Tenho o privilégio de morar no bairro Interlagos e ter um comércio lá. Neste contato do dia a dia as pessoas me incentivavam, diziam que havia a necessidade de ter um representante atuante no Legislativo. Conversei com meus familiares, tive o apoio deles e de todos os meus amigos. Então resolvi colocar meu nome na disputa, pois a população demonstrou que queria mudança e viram em meu nome essa mudança. Isso além da minha história, que todos sabem que sempre foi de muito trabalho. Estive de casa em casa. Corri atrás.
PON – O que o senhor espera da administração de Nozinho Corrêa?
Estefano – Espero que o novo gestor coloque em prática sua competência administrativa, senso de justiça e transparência total. A proposta da nova estrutura administrativa promete mudanças para melhor. Acima de tudo, competência com os projetos apresentados por que a população, assim como eu, acreditou nesse compromisso feito durante a campanha. Por sua luta e persistência em realizar o sonho de ser o Prefeito desta cidade, acredito que vai atender às expectativas da população.
Redação Portal Ouro Negro
Por Ramon Ferreira