Com uma faixa a mais em cada sentido da Terceira Ponte – somando três faixas de cada lado – e a inauguração da Ciclovia da Vida, muita gente pode ficar com dúvidas de como será o funcionamento das novas estruturas.
Segundo o governador Renato Casagrande, o aumento das vias trará 30% a mais de capacidade de transitar carros; ajudando a liberar o fluxo nas vias de acesso a Terceira Ponte. Já a ciclovia tem uma grande importância para quem trabalha em Vila Velha ou em Vitória e deseja usar a bicicleta como meio de transporte – e atividade física.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) esclareceu alguns pontos importantes para quem deseja atravessar a ponte e usar a ciclovia.
Ciclovia
Estendendo-se por 3,3 km em ambos os sentidos, a ciclovia oferece um percurso seguro entre Vitória e Vila Velha. A ciclovia estará aberta diariamente das 05h30 às 22h30 e tem acesso gratuito.
Será permitido o acesso de skates e patinetes elétricos e somente bicicletas tradicionais e de propulsão humana, que são aquelas onde há um motor para dar uma força, mas que é acionado ao pedalar. Não será permitida e entrada de motos elétricas e nem passar a pé.
Em Vitória, o acesso à Ciclovia da Vida é pela Avenida Capitão João Brandão, próximo ao Tribunal de Justiça, com saída em Vila Velha na rua São Paulo, próximo à Avenida Champagnat.
Já em Vila Velha, o acesso à Ciclovia da Vida é na Rua São Paulo com a Avenida Champagnat, e saída na rua Tenente Francisco Mário Brito, próximo ao Corpo de Bombeiros.
Para garantir um ambiente coletivo mais humano e que vise a proteção de todos na Ciclovia da Vida, é importante que os ciclistas tomem as seguintes providências para que o pedal seja seguro:
– Utilizar equipamentos de segurança;
– Fazer a manutenção preventiva da bicicleta;
– Transitar no sentido da via;
– Obedecer à sinalização;
– Pedalar com cuidado e atenção.
Terceira Ponte
A nova faixa, à direita, é destinada a veículos pesados, como ônibus e caminhões, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, e táxis. Além disso, motociclistas terão preferência para tráfego naquela via. Não será autorizado o uso da faixa exclusiva por veículos de aplicativo. A velocidade máxima da via reduziu de 80km/h para 70 km/h.
Da mesma forma, os condutores que transitarem nas novas pistas da Terceira Ponte, devem fazer a sua parte para que não ocorram acidentes e o trajeto possa ser feito sem intercorrências:
– Obedecer à sinalização e respeitar os limites da via;
– Não usar celular ao volante;
– Não trafegar no corredor;
– Respeitar a exclusividade da faixa da direita para ônibus, motos e veículos de serviço;
– Sinalizar corretamente ao mudar de faixa.