Publicado no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (11), a autorização de concurso público para preencher 60 vagas de oficial de chancelaria no Ministério das Relações Exteriores. O candidato deve ter formação superior em qualquer área e o salário é em torno de R$ 6 mil.
Os aprovados são lotados no Ministério das Relações Exteriores e têm exercício em Brasília ou nos Escritórios de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Brasil, por pelo menos dois anos. Podem ainda trabalhar nas repartições do Itamaraty no exterior, como embaixadas, consulados-gerais, entre outros.
O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até seis meses contados da data de publicação da portaria.
Funções de um Oficial de Chancelaria
Entre as funções do oficial de chancelaria estão prestar apoio técnico às tarefas de natureza diplomática e consular na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, nas Missões Diplomáticas e Repartições Consulares; planejar, supervisionar, orientar, controlar e executar serviços técnicos em atividades peculiares ao Ministério das Relações Exteriores, tais como os relacionados com cerimonial, prática consular, acordos e atos internacionais, difusão e cooperação cultural, cooperação técnica, científica e tecnológica e promoção comercial; coordenar, orientar, revisar e executar trabalhos datilográficos e de processamento de dados, em português e em língua estrangeira, com correção de linguagem e perfeição técnica, inclusive os que envolvam assuntos sigilosos, entre outras.
Confira a publicação da portaria neste link.
Redação Portal Linhares Em Dia