Acessos a várias comunidades do interior ainda estão bloqueados, mesmo com a trégua dada pela chuva no Espírito Santo. Muitas cidades contabilizam os prejuízos com os alagamentos e deslizamentos de encostas. O interior de Fundão foi o local mais afetado pelas chuvas no Estado.
Os distritos de Três Barras, Duas Bocas, Pasto Fundão, Carneiros, Alta da Penha, Encruzo, Destacada, Fundão dos Índios, Assentamento Piranema, Chapoa, Munitura e Valão Grande registraram deslizamento de terra, queda de árvores e erosões no solo.
Em João Neiva, a estrada para o distrito de Demétrio Ribeiro e outras regiões rurais permanece interditada devido a vários pontos de deslizamento ao longo da via. São 20 pontos de interdição ao todo.
Em Santa Leopoldina, a estrada para a região de Retiro segue interditada por risco iminente de deslizamentos desde o último domingo (04). Comunidades rurais de Barra de Mangaraí, Rio do Meio, Holanda e Tirol estão sem energia elétrica, sinal de telefone e internet nesta segunda-feira (05).
Domingos Martins está com duas interdições totais, por causa de deslizamento de terra, em vias de zona rural: na estrada que liga Boqueirão a Biriricas e na que vai de Biriricas a Panelas.
Guarapari registra deslizamento de barreiras em Buenos Aires e, após interdição total no final de semana, a via foi liberada parcialmente nesta segunda-feira (05).
Nove municípios estão na lista de risco alto para deslizamento de terra, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). São elas: Cariacica, Santa Leopoldina, Fundão, Serra, Viana, Ibiraçu, João Neiva, Aracruz e Linhares.
Chuvas no sul do Estado
Nesta terça-feira deve chover na região sul do Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para 28 cidades com possibilidade de ocorrência de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h).