A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) deu início, na terça-feira (12), à Missão de Arranque do Projeto Saúde para o Norte do Espírito Santo – Complexo Norte, com agendas em São Mateus e Vitória. Os encontros têm como objetivo oficializar o início do financiamento de até 56 milhões de dólares com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que destina recursos para a implantação do novo Complexo de Saúde, visando melhorar o atendimento na região norte.
Com a presença de representantes do CAF, o evento incluiu uma visita às obras do complexo em São Mateus, onde a construção já alcança 49% de conclusão. “Estamos muito contentes, orgulhosos e com muita expectativa para o projeto. O nosso contato teve início antes da pandemia de Covid-19 e agora estamos aqui para apoiar e dar suporte em tudo que o Estado precisar para lograr a obra”, afirmou José Rafael Neto, executivo sênior do CAF no Brasil.
De acordo com o diretor de Projetos de Desenvolvimento Humano e Social do CAF, Sebastián Abbatemarco, a instituição almeja se tornar um “banco verde” até 2026, com 40% dos projetos alinhados aos objetivos de sustentabilidade. “Vemos com muita alegria que o projeto contempla essas questões de sustentabilidade, com a busca de uma certificação LEED, e que tem processos de desenvolvimento social importantes na região, como a incorporação da mão de obra local de trabalhadores homens e mulheres”, ressaltou Abbatemarco.
Além das obras do hospital, o financiamento do CAF abrange a aquisição de equipamentos, capacitações, contratação de estudos e desenvolvimento de intervenções multissetoriais, como detalhou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. “Para além do valor das obras, cabe explicar que o valor do financiamento inclui a aplicação de recursos para a compra de equipamentos, capacitações, contratação de estudos, consultorias, aquisição de sistemas e desenvolvimento de intervenções multissetoriais para a promoção da saúde integral no norte do Estado.”
Na quarta-feira (13), foram realizadas reuniões em Vitória para abordar questões operacionais do financiamento, incluindo o andamento do projeto, regras de prestação de contas e trâmites de solicitação de recursos. O subsecretário de Planejamento e Transparência da Saúde, Francisco José Dias, destacou o potencial transformador do financiamento para o projeto. “Esse financiamento nos possibilita pensar em algo ainda mais ousado do que temos desenhado atualmente para o Complexo de Saúde, com o aprimoramento de gestão, melhorias do ambiente externo e adequações em infraestrutura e mobiliário. Estamos fazendo aqui um projeto que vai ser modelo para o Estado do Espírito Santo e para o Brasil”, declarou Dias.
O Complexo de Saúde Norte está sendo construído em uma área de 37.590 metros quadrados, em um terreno de 216.683 metros quadrados às margens da BR-101, em São Mateus. O novo hospital, que contará com 340 leitos, já está 34,5% concluído e contará com diversas instalações, como o Centro Regional de Especialidades (CRE), Farmácia Cidadã Estadual, Hemocentro Regional e Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE).