geral

Complexo de Saúde Norte avança em São Mateus com financiamento internacional

14 nov 2024 - 13:41

Redação Em Dia ES

Share
Com investimentos de até 56 milhões de dólares, missão do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) oficializa financiamento de complexo de saúde no norte do Espírito Santo, com metas de sustentabilidade e integração regional
Complexo de Saúde Norte avança em São Mateus com financiamento internacional. Foto: Reprodução/ASCOM-SESA/ES

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) deu início, na terça-feira (12), à Missão de Arranque do Projeto Saúde para o Norte do Espírito Santo – Complexo Norte, com agendas em São Mateus e Vitória. Os encontros têm como objetivo oficializar o início do financiamento de até 56 milhões de dólares com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que destina recursos para a implantação do novo Complexo de Saúde, visando melhorar o atendimento na região norte.

Com a presença de representantes do CAF, o evento incluiu uma visita às obras do complexo em São Mateus, onde a construção já alcança 49% de conclusão. “Estamos muito contentes, orgulhosos e com muita expectativa para o projeto. O nosso contato teve início antes da pandemia de Covid-19 e agora estamos aqui para apoiar e dar suporte em tudo que o Estado precisar para lograr a obra”, afirmou José Rafael Neto, executivo sênior do CAF no Brasil.

De acordo com o diretor de Projetos de Desenvolvimento Humano e Social do CAF, Sebastián Abbatemarco, a instituição almeja se tornar um “banco verde” até 2026, com 40% dos projetos alinhados aos objetivos de sustentabilidade. “Vemos com muita alegria que o projeto contempla essas questões de sustentabilidade, com a busca de uma certificação LEED, e que tem processos de desenvolvimento social importantes na região, como a incorporação da mão de obra local de trabalhadores homens e mulheres”, ressaltou Abbatemarco.

Além das obras do hospital, o financiamento do CAF abrange a aquisição de equipamentos, capacitações, contratação de estudos e desenvolvimento de intervenções multissetoriais, como detalhou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. “Para além do valor das obras, cabe explicar que o valor do financiamento inclui a aplicação de recursos para a compra de equipamentos, capacitações, contratação de estudos, consultorias, aquisição de sistemas e desenvolvimento de intervenções multissetoriais para a promoção da saúde integral no norte do Estado.”

Na quarta-feira (13), foram realizadas reuniões em Vitória para abordar questões operacionais do financiamento, incluindo o andamento do projeto, regras de prestação de contas e trâmites de solicitação de recursos. O subsecretário de Planejamento e Transparência da Saúde, Francisco José Dias, destacou o potencial transformador do financiamento para o projeto. “Esse financiamento nos possibilita pensar em algo ainda mais ousado do que temos desenhado atualmente para o Complexo de Saúde, com o aprimoramento de gestão, melhorias do ambiente externo e adequações em infraestrutura e mobiliário. Estamos fazendo aqui um projeto que vai ser modelo para o Estado do Espírito Santo e para o Brasil”, declarou Dias.

O Complexo de Saúde Norte está sendo construído em uma área de 37.590 metros quadrados, em um terreno de 216.683 metros quadrados às margens da BR-101, em São Mateus. O novo hospital, que contará com 340 leitos, já está 34,5% concluído e contará com diversas instalações, como o Centro Regional de Especialidades (CRE), Farmácia Cidadã Estadual, Hemocentro Regional e Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.