Nas repartições públicas municipais foi decretado ponto facultativo no dia de Corpus Christi, e na sexta-feira (17)
Embora a data seja um dia tradicional de festividades para os cristãos, oficialmente não é considerado um feriado nacional. Por isso, cabe aos Estados e Municípios definirem se os órgãos mantêm o funcionamento normal nesta data.
Comércio e supermercados
Na próxima quinta-feira (16) é feriado de Corpus Christi. Em Linhares, norte do Espírito Santo, os supermercados e o comércio varejista em geral estarão liberados para funcionar normalmente.
Em nota, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL) informou que como não se trata de um feriado nacional, estadual, bem como inexiste no município de Linhares qualquer lei que assim o determine, sendo, portanto, dia útil e a opção de abertura ou não das lojas cabe a cada comerciante. A entidade afirmou ainda que recomenda o funcionamento em horário normal, mas que respeita a liberdade de cada associado.
Escolas e demais repartições públicas
Já as escolas e repartições públicas municipais estarão fechadas em Linhares nesta quinta-feira (16), dia de Corpus Christ, e na sexta-feira (17). O decreto que determina ponto facultativo nessas repartições foi divulgado nesta segunda-feira (13).
Além de não haver expediente nas escolas da rede municipal, as unidades básicas de saúde também estarão fechadas, com exceção daquelas que funcionam em horário estendido, em Bebedouro e no bairro Planalto. Nessas duas unidades o funcionamento será das 7 às 19 horas.
Serão mantidos os serviços considerados essenciais, como limpeza pública; Central de Ambulâncias; UPA Infantil e do Hospital Geral de Linhares (HGL), além da Guarda Civil Municipal, que atuará em sistema de plantão através do telefone 153.
Bancos
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos não abrirão no feriado de Corpus Christi (16). Não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data.
Na sexta-feira, 17 de maio, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente.