As boas perspectivas de vendas para o fim do ano estão estimulando os empresários do comércio a contratarem entre 4 mil e 5 mil profissionais no Espírito Santo para trabalhar nas campanhas de Black Friday e Natal. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Segundo a entidade, os resultados do primeiro semestre deste ano tornaram as projeções mais otimistas no Estado. O crescimento das vendas no comércio foi de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado. E o setor de serviços registrou alta de 11% na atividade sobre o mesmo período de 2022. Esses movimentos, somado às festividades de final de ano, que tradicionalmente já são mais relevantes, permitem essa avaliação otimista.
Em 2022, ainda teremos a Copa do Mundo de futebol, que é mais um momento importante para estimular os negócios. A expectativa da Fecomércio-ES é que o mundial movimente R$ 33 milhões em vendas.
O panorama atual é diferente de um ano atrás, quando ainda havia um grau de incerteza em relação aos reflexos da pandemia de Covid-19. Com isso, as contratações foram mais pontuais. Em 2021 houve a continuidade na recuperação de empregos, porém a maioria das empresas apenas repôs os quadros de funcionários.
Já neste ano, com a expectativa mais otimista, as contratações temporárias para as festividades de final de ano serão mais expressivas, voltando ao patamar pré-pandemia. A taxa de efetivação dos trabalhadores temporários deverá retornar para o patamar de 15% do total de vagas geradas.