Nesta quinta-feira (23), é comemorado o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. A data faz referência ao ano de 1535, quando portugueses a bordo da caravela “Glória” desembarcaram na região da Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então capitania do Espírito Santo.
Após criar o primeiro núcleo da capitania, a “Vila do Espírito Santo”, o donatário Vasco Fernandes Coutinho fundou o município de Vila Velha, que se tornou capital e sede do governo estadual até 1549. Com isso, no dia 23 de maio também é comemorado o aniversário da cidade canela-verde, que, em 2024, completa 489 anos.
Por ser um feriado que remete à colonização capixaba, será que a data também é comemorada por outros municípios da Grande Vitória, além de Vila Velha?
No âmbito estadual, segundo a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), não haverá expediente nos órgãos públicos do Poder Executivo Estadual nos dias 23 e 24 de maio.
Onde há folga?
Entre as prefeituras da Grande Vitória, apenas em Vila Velha é feriado de fato por ocasião da data. Na cidade aniversariante, apenas serviços considerados essenciais, como os de saúde, segurança e limpeza pública, estarão funcionando normalmente.
Em Vitória, o decreto nº 23.558, publicado no Diário Oficial do Município em 26 de abril, transferiu o ponto facultativo nos órgãos do Poder Executivo Municipal do dia 23 de maio para o dia 31 de maio, uma sexta-feira, emendando com o feriado de Corpus Christi, que este ano será celebrado no dia 30 de maio. Sendo assim, o expediente das repartições públicas municipais na capital será normal nesta quinta-feira (23).
Segundo a Prefeitura da Serra, todos os órgãos funcionam normalmente na cidade, mesmo caso de Cariacica e de Viana, onde o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense não faz parte do calendário municipal de feriados.
A Prefeitura de Linhares informou que as repartições públicas municipais funcionarão normalmente nesta quinta e sexta-feira. Haverá aula normal em todas as escolas da rede municipal de ensino e expediente em todas as unidades básicas de saúde, dos bairros e do interior. Na sede da Prefeitura de Linhares, no centro da cidade, os atendimentos ao público e toda a rotina administrativa também estarão em pleno funcionamento.