A segunda edição do programa CNH Social 2024 já contabilizou 61.053 inscrições até o momento. Os interessados têm até as 23h59 do dia 29 de setembro de 2024 para se cadastrar no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), concorrendo a uma das 3.500 vagas disponíveis.
A ação é realizada por meio do Detran, com o sistema de inscrições desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).
O programa oferece a oportunidade de obtenção gratuita de carteiras de habilitação nas categorias A (moto), B (carro) ou mudança de categoria para motoristas que já possuem habilitação. Para participar, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com dados válidos até o dia 13 de julho de 2024.
O processo de inscrição é feito exclusivamente online. “Para participar, os candidatos devem acessar o site do Detran|ES e seguir as instruções disponíveis no banner ou botão do programa CNH Social. Após o envio das informações, não será possível modificar a categoria escolhida”, informou o órgão em nota.
As vagas são distribuídas entre diferentes categorias: 40% para a primeira habilitação nas categorias A ou B, 20% para adição de categoria A ou B, e 40% para mudança de categoria D (van e ônibus) ou E (caminhão e carreta). O objetivo do programa é fomentar a capacitação profissional e aumentar as chances de empregabilidade para os capixabas.
Os selecionados terão acesso gratuito a todas as etapas necessárias para a obtenção da CNH, desde as aulas teóricas até os exames práticos, incluindo exames médicos e psicológicos.