Durante a manhã, motoristas e cobradores estavam concentrados no pátio da empresa que detém a concessão do transporte público do município. Nenhum ônibus saiu da garagem e o movimento tem previsão de durar até às 18h.
De acordo com diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Norte do Espírito Santo (Sindnorte), o movimento pacífico integra o “Dia Nacional de Lutas”, convocado por centrais sindicais de todo o Brasil.
A classe reivindica, dentre outros pontos, o fim do fator previdenciário, carga horária de 40 horas semanais (sem redução do salário) e mais investimentos na área.
População
Nossa equipe de reportagem foi até alguns pontos de ônibus da cidade. Muitas pessoas estavam em busca de um meio de transporte para chegar ao trabalho. Alguns moradores disseram não saber da paralisação.
O vendedor Ludovico Paneto aprova o movimento nacional, mas não sabia da paralisação na cidade. “Eu uso o transporte coletivo todos os dias, mas não sabia que haveria esse movimento em Linhares. Eu concordo com a realização da greve”, declarou.
Marcelo Barbosa, que trabalha numa fábrica de móveis da região, aguardava um meio alternativo de transporte. “Eu sabia que haveria a paralisação, mas estou aqui porque a empresa que trabalho vai funcionar. Concordo com as manifestações que estão acontecendo pelo Brasil”, afirmou.
Viação
Em comunicado oficial, enviado à imprensa nesta quinta (11), a Viação Joana D’arc informou que ficou impossibilitada de colocar a sua frota de veículos para circular. Segundo a empresa, a paralisação foi convocada pelo sindicato da categoria, que impede que os ônibus saiam da garagem.
Redação Portal Ouro Negro
Reportagem e fotos: Hugo Rizzo
{jathumbnail off}