geral

Chuva intensa deixa mais de 700 pessoas fora de casa no ES

13 jan 2025 - 08:30

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Por conta de alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras, quatro municípios capixabas decretaram situação de emergência
Chuva intensa deixa mais de 700 pessoas fora de casa no ES. Foto: Reprodução

O Espírito Santo enfrenta os impactos das fortes chuvas dos últimos dias, que deixaram 733 pessoas desalojadas e 68 desabrigadas, conforme o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (13). Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul, lidera o número de desalojados, com 255 pessoas fora de suas residências. Outros municípios gravemente afetados são Irupi, com 140 desalojados e 24 desabrigados, e Linhares, que contabiliza 35 desalojados e 6 desabrigados.

Por conta de alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras, quatro municípios capixabas decretaram situação de emergência. Em Vargem Alta, na região Sul-Serrana, estradas foram danificadas pelas chuvas, afetando o acesso a comunidades isoladas. De acordo com o prefeito Elieser Rabello, estradas foram danificadas na cidade e o acesso a diversas localidades foi comprometido, deixando moradores isolados.

O município de Rio Bananal, no Norte do Estado, também decretou situação de emergência no município em razão dos graves impactos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Segundo o prefeito Bruno Pella, o temporal atingiu níveis muito superiores à média esperada para o mês inteiro.

A cidade de Castelo, no Sul do Espírito Santo, decretou estado de emergência. O município afirmou que as intensas chuvas dos últimos 30 dias causaram estragos significativos nas estradas rurais, dificultando o acesso de equipamentos municipais e prejudicando o escoamento da produção agrícola.

O município de Irupi, cidade do Caparó capixaba, também sofreu com as fortes chuvas e precisou decretar situação de emergência para conseguir levantar recursos.

Acumulados de chuva nas últimas 24 horas
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados em Domingos Martins (41,19 mm), Ibitirama (17,6 mm) e Serra (17,5 mm). Outros municípios com volumes expressivos incluem Santa Maria de Jetibá (14,85 mm), Aracruz (13,6 mm) e Vitória (13,24 mm).

0
0
Atualizado: 13/01/2025 09:27

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.