A segunda-feira (23) começou com alertas de chuva intensa para diversas regiões do Espírito Santo, sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno climático típico desta época do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de severidade laranja e amarelo, com início às 09h50 desta segunda e validade até às 10h da terça-feira (24). A previsão é de que o acumulado de chuva ultrapasse 150 mm em várias localidades, com risco de alagamentos, deslizamentos de terra e interrupções de energia elétrica.
A Climatempo aponta que áreas próximas à divisa do estado com Minas Gerais e o litoral capixaba serão as mais afetadas, mas a chuva deve atingir todo o Espírito Santo. O fenômeno climático está associado a uma combinação de sistemas atmosféricos, incluindo uma frente fria na costa do Sudeste, a Alta da Bolívia e um cavado atmosférico em médios níveis.
Alerta laranja e amarelo: o que está previsto?
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas distintos para o Espírito Santo devido às chuvas previstas nos próximos dias. O primeiro deles é o Alerta Laranja, com grau de severidade classificado como “Perigo”. Este alerta começou às 09h50 da segunda-feira (23) e segue até às 10h da terça-feira (24).
De acordo com a previsão, há possibilidade de chuvas variando entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados entre 50 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Entre os principais riscos estão cortes no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já o Alerta Amarelo, classificado como “Perigo Potencial”, teve início às 09h35 da segunda-feira (23) e permanecerá em vigor até às 10h da quarta-feira (25). Para este período, a previsão inclui chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou acumulados de até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Apesar da menor gravidade, o alerta aponta para riscos como cortes isolados de energia elétrica, alagamentos em áreas vulneráveis e descargas atmosféricas.
O Inmet orienta a população a evitar áreas abertas durante tempestades, desligar aparelhos elétricos em caso de descargas atmosféricas e buscar abrigo longe de árvores e placas de propaganda devido ao risco de quedas. Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Entenda o fenômeno
A Zona de Convergência do Atlântico Sul é uma interação de sistemas atmosféricos que intensifica a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva em uma faixa que vai da Amazônia à costa do Sudeste. Este é o primeiro alerta para o fenômeno desde o início do verão, que começou no último sábado (21).
A previsão de grandes acumulados de chuva em áreas como o centro-leste de Minas Gerais, o sul do Espírito Santo e o noroeste do Rio de Janeiro reforça a necessidade de atenção, especialmente em regiões vulneráveis a deslizamentos e alagamentos.