Chuvas fortes causaram alagamentos e prejuízos em várias cidades do Sul do Espírito Santo e na Grande Vitória. Em Guarapari e Presidente Kennedy, os alagamentos geraram muitos transtornos para os moradores. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o Estado capixaba segue em alerta amarelo de “perigo potencial” para chuvas intensas. A Prefeitura de Guarapari informou que a equipe da Defesa Civil realiza rondas para avaliar os estragos e definir as ações necessárias.
Chuvas fortes e ventos intensos atingiram várias cidades do litoral sul do Espírito Santo na tarde deste domingo (5). Na Praia de Marobá, em Presidente Kennedy, um vendaval danificou e derrubou a estrutura de um palco montado para shows de verão.
Na Praia de Itaoca, em Itapemirim, os ventos arrastaram dois toldos até o muro de um imóvel. Em Marataízes, na Lagoa do Siri, câmeras de segurança registraram o forte temporal na região.
No sábado (4), à tarde, uma chuva intensa atingiu Irupi, no Sul do Estado. Segundo a Defesa Civil municipal, a tempestade durou até a madrugada, por volta de 1h30 deste domingo (5), resultando em um acumulado de 61,8 mm de chuva. Devido aos danos, o órgão estuda decretar situação de emergência no município.
Houve alagamentos na cidade e no distrito de Santa Cruz, que também registraram chuvas de granizo. Nas áreas rurais, pontes vicinais foram destruídas ou danificadas, e estradas ficaram intransitáveis em diversos pontos. Na cidade, vários calçamentos foram danificados ou destruídos, e uma rua foi interditada devido à erosão do solo. Até o momento, não há relatos de desabrigados.
Veja as cidades onde mais choveu nas últimas 24 horas
Anchieta: 68,4 milímetros
Aracruz: 65,46 milímetros
Alfredo Chaves: 58,4 milímetros
Ibiraçu: 47,86 milímetros
Serra: 46,26 milímetros
João Neiva: 38,92 milímetros
Fundão: 32,76 milímetros
Guarapari: 29 milímetros
Santa Maria de Jetibá: 26,82 milímetros
Alegre: 26,2 milímetros
São José do Calçado: 23,2 milímetros
Laranja da Terra: 21,4 milímetros
Cariacica: 18,26 milímetros
Guaçuí: 18,15 milímetros
Cachoeiro de Itapemirim: 16,98 milímetros
Rio Novo do Sul: 16,2 milímetros
Castelo: 16,18 milímetros
Vitória: 15,47 milímetros
Itarana: 12, 6 milímetros
Conceição do Castelo: 11, 4 milímetros
Vila Velha: 10,66 milímetros