O Cerco Inteligente do Espírito Santo, instalado em vários pontos do Estado em janeiro de 2022 já ajudou as autoridades a recuperarem 101 veículos furtados ou roubados. Uma moto e um carro com alerta de furto ou roubo foram recuperadas na última semana em Fundão e Santa Teresa, para alívio dos proprietários.
Até a última sexta-feira (11), foram 101 veículos com restrição recuperados em todo o Espírito Santo, após pouco mais de três meses do início da fase operacional iniciada em agosto. A Tecnologia implantada no Espírito Santo também tem ajudado nas investigações e resoluções de crimes em tempo real.
De 1º e 10 de novembro, dez veículos foram recuperados com o auxílio do Cerco Inteligente, uma média de quase duas recuperações por dia com o uso das câmeras. Além da utilização da tecnologia para localizar esses automóveis que foram levados por criminosos, o recurso ainda tem sido fundamental nos trabalhos investigativos.
No caso do sequestro relâmpago de um empresário, que foi levado por criminosos após ser rendido no estacionamento do Iate Clube, na Praia do Canto, em Vitória, um conjunto de imagens envolvendo o Cerco Inteligente do Estado, o Cerco Eletrônico de Vitória e o sistema Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem câmeras inteligentes nas rodovias federais, ajudou muito os policiais a localizarem o cativeiro. A vítima foi resgatada ilesa e dois bandidos foram presos.
Lançado pelo governo do ES
Em 13 de janeiro deste ano foi lançado pelo Governo do Estado o Cerco Inteligente que é um sistema integrado de monitoramento e combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública. Com equipamentos de alta tecnologia que geram informações em tempo real, o Cerco Inteligente foi idealizado para garantir a segurança dos capixabas e evitar a evasão de recursos e fraudes fiscais.
Na segurança pública, uma das aplicações do sistema é a recuperação de veículos roubados. O Cerco Inteligente de Segurança tem representado um importante avanço tecnológico no combate à criminalidade, permitindo a identificação e o reconhecimento de veículos, o que confere mais celeridade nas ações de policiamento ostensivo, bem como robustece investigações.