geral

Casagrande debate investimentos no Corredor Centro-Leste com o presidente do Senado

23 fev 2021 - 19:36

Redação Em Dia ES

Share
Participaram também o ministro da Infraestrutura, governador de Minas Gerais e senadores do ES, MG e GO
O governador Renato Casagrande se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), na manhã desta terça-feira (23), em Brasília, para debater investimentos no Corredor Centro-Leste. Casagrande e Zema cobraram do ministro a participação dos dois estados e de Goiás nos recursos gerados pela renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

A Ferrovia Centro-Atlântica é explorada pela VLI, consórcio formado pela Vale, um grupo canadense e outro japonês. Para a renovação do contrato por mais 30 anos, a VLI teria de investir R$ 13 bilhões. De acordo com os governadores do Espírito Santo e de Minas Gerais, não há previsão de recursos para os estados que integram o corredor Centro-Leste, que começa em Goiás, passa pelo interior mineiro e chega ao porto de Vitória.

“O corredor Centro-Leste abastece todo o sítio portuário do Espírito Santo. É preciso aproveitar a antecipação da renovação da outorga e conquistar esse investimento, especialmente na transposição da Serra do Tigre, em Minas Gerais. Dentro da malha ferroviária brasileira, está havendo um grande investimento Norte-Sul, e é preciso que não fiquemos isolados”, apontou Casagrande. Com os investimentos, afirma o governador, o Corredor Centro-Leste teria sua malha ferroviária interligada com o restante do País.

A demanda em relação ao Corredor Leste-Oeste já havia sido tratada por Casagrande em outra reunião com Rodrigo Pacheco, nessa segunda-feira (22), quando foram debatidas estratégias para aquisição de novas doses da vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19). O objetivo foi somar esforços para a aquisição de doses por meio do Fórum dos Governadores, para acelerar o Plano Nacional de Imunização.
0
0
Atualizado: 23/02/2021 19:36

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.