Cartórios dos 78 municípios do Espírito Santo poderão emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir do dia 1º de abril. Cerca de 300 pessoas já emitiram o novo documento no Estado na fase de testes. De acordo com a Polícia Civil, a primeira via da nova identidade não tem custo. A segunda via, no entanto, tem taxa no valor de R$ 76,55.
Documentos necessários
- Certidão de nascimento ou casamento, conforme for o estado civil;
- Responsáveis por menores de 5 anos devem portar uma foto 3 x 4 colorida, com fundo branco, da criança
Comprovante de residência; - CPF.
Tem prioridade nesse momento para emissão do documento pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos (as), pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com mobilidade reduzida.
Agendamento online
Os atendimentos acontece nas cidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Guarapari, Linhares, Marataízes, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, é possível fazer o agendamento de forma on-line, por meio do site agenda.es.gov.br.
No portal, o usuário faz login na conta Gov.br e é direcionado para uma página onde seleciona endereço, data e horário disponível para emissão do documento. Nos demais municípios, segundo a PC, basta comparecer aos postos de atendimento munidos dos documentos necessários.