geral

Capivaras são atropeladas por avião durante pouso no aeroporto de Vitória

26 jun 2024 - 10:30

Redação Em Dia ES

Share
Zurich Airport Brasil informou que as carcaças dos animais foram removidas pela equipe do aeroporto logo após a colisão. Operações na pista foram retomadas ainda na mesma noite
Incidente com capivaras fecha pista temporariamente. Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (24), um fato atípico chamou a atenção no Aeroporto de Vitória, Espírito Santo. Três capivaras foram atropeladas por um avião da Azul Linhas Aéreas Brasileira durante o procedimento de pouso. Devido ao incidente, a pista principal do aeroporto foi fechada temporariamente.

A Zurich Airport Brasil, administradora do aeroporto, informou que as carcaças dos animais foram removidas pela equipe do aeroporto logo após a colisão. Durante a limpeza da pista, o tráfego foi redirecionado para a pista 06/24, conhecida como Goiabeiras/Shopping Mestre Álvaro. As operações na pista 02/20 foram retomadas ainda na mesma noite.

Histórico de incidentes envolvendo animais
Embora incomum, este não é o primeiro incidente envolvendo capivaras no aeroporto de Vitória. Em maio de 2019, um avião da Gol colidiu com uma capivara durante a decolagem, por volta de meia-noite. Na ocasião, a operação de voos precisou ser transferida temporariamente para a pista antiga.

Após a colisão, os técnicos inspecionaram a aeronave e constataram que a capivara havia atingido o trem de pouso. Uma equipe de limpeza foi acionada para remover os restos do animal da pista. A Gol informou que o comandante seguiu todos os procedimentos de segurança previstos e, por precaução, alternou o pouso para o Aeroporto de Guarulhos, em vez de Congonhas, como inicialmente planejado.

Caranguejo na pista
Em março de 2023, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando um piloto informando aos passageiros sobre o atraso no pouso devido à presença de caranguejos na pista. O comandante da aeronave relatou que a aeronave que pousou pouco antes havia reportado uma quantidade significativa de caranguejos na pista, o que levou a torre de controle a obrigar a arremetida para inspeção e remoção dos animais.

A Zurich Airport Brasil confirmou a suspensão temporária dos pousos, mas contestou a informação sobre a “quantidade absurda de caranguejos”. Segundo a empresa, foi constatada a presença de apenas um caranguejo na pista.

Na época, o biólogo Daniel Gosser Motta, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explicou que esse tipo de caranguejo, conhecido como guaiamum, é comum em regiões próximas ao mar e fica mais ativo nas fases de lua nova e cheia.

Um funcionário do aeroporto, que preferiu não ser identificado, relatou que foi solicitada a inspeção após a informação sobre a presença de muitos caranguejos na pista. A viatura encontrou apenas alguns caranguejos e a turbulência gerada pela aeronave pode ter afastado os demais.

O funcionário comentou já ter presenciado arremetidas causadas por capivaras, raposas e cobras, mas afirmou que esta foi a primeira vez que um incidente desse tipo envolveu caranguejos.

0
0

Atualizado 26 jun 2024 - 10:45

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.