Candidatos que vão fazer as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) no domingo (5) vão poder utilizar documentos digitais para a identificação pessoal, os quais incluem o e-Título, CNH Digital e o RG digital.
Estes devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou pela Carteira de Documentos Digitais do GOV.BR.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o edital do concurso prevê a apresentação obrigatória de um documento de identidade original com foto. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas em nenhuma circunstância.
A apresentação dos documentos será feita na entrada da sala de prova. O ministério orienta que é essencial garantir que o aplicativo esteja previamente baixado no celular e que o dispositivo esteja carregado.
Testar o aplicativo previamente é fundamental para evitar contratempos. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.
Concurso Público Nacional Unificado
O objetivo do CPNU, idealizado e coordenado pelo Ministério da Gestão, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A prova do Concurso Nacional será no dia 5 de maio e será aplicada em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 21 de junho.
O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho.
A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.