A campanha “Credenciado Doador” quer incentivar a doação de sangue. O objetivo é disseminar a cultura da doação voluntária
É crítica a situação do Hemocentro de Linhares. O número de doações caiu drasticamente desde o início da pandemia e a unidade está com dificuldades para atender a demanda de hospitais da região. Segundo Renata Vieira, diretora do Hemocentro, mesmo com os protocolos de atendimento durante a pandemia, muita gente deixou de procurar o Hemocentro para fazer doações, comprometendo os estoques.
Pensando em reverter essa situação, o Detran-ES divulgou uma norma conjunta com o Hemoes para minimizar a situação. Os Centros de Formação de Condutores e empresas de Cursos Especializados de trânsito poderão abordar candidatos à Carteira Nacional de Habilitação sobre a doação de sangue e sobre o cadastro como doador de medula óssea durante a realização dos cursos teóricos. O objetivo é disseminar a cultura da doação voluntária.
Como incentivo aos centros de formação de condutores e empresas de cursos especializados de trânsit, foi criado o prêmio “Credenciado Doador”, em que serão premiadas, anualmente, as 03 (três) empresas credenciadas que alcançarem o maior número de doadores regulares. A premiação ocorrerá sempre na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro.
Na visão da diretora do Hemocentro de Linhares a medida é muito importante e deve impactar positivamente os hemocentros de todo o Estado. “Essa iniciativa é de extrema importância, pois o Detran está ligado diretamente ao trânsito e a maioria das emergências nos hospitais são em razão de acidentes de trânsito”, destacou Renata Vieira.