esporte

Brasilidades: cavaco, o fiel parceiro de Dante nos nove anos longe do país

23 maio 2013 - 12:57

Redação Em Dia ES

Share

Pouco conhecido do torcedor brasileiro até o ano passado, Dante chegou de mansinho e ganhou a confiança de Luiz Felipe Scolari. Surpresa na primeira lista de Felipão para o amistoso contra a Inglaterra, em fevereiro, o zagueiro precisou de apenas dois jogos com a amarelinha para superar a concorrência e carimbar uma vaga na Copa das Confederações.

Famoso na Europa, mas nem tanto no Brasil. Há nove temporadas no Velho Continente, só agora o simpático baiano começa a saborear a fama em seu país. Aos 29 anos, o zagueiro de cabelo espalhafatoso e sorriso fácil é jogador do Bayern de Munique, time que vem encantando o mundo na atual temporada.

– Até a última vez que fui ao Brasil, estava tranquilo. Na rua, só algumas pessoas reconheciam. Vamos ver agora que estou na Seleção – brincou o Dante.

Apesar da distância, Dante é o típico baiano. Desde cedo, aprendeu a gostar de três coisas: música, praia e futebol. No esporte, ele achou a profissão. Na música, o lazer. E foi nas ruas de Salvador, andando pelo pelourinho, que Dante tomou gosto pelo ritmo brasileiro. Ainda menino, era carregado pelo tios Jodair e Jonílson para os sambas, axés e pagodes da cidade. Daí, para se apaixonar pelo cavaquinho, foi um passo.

– Pensar no Brasil é pensar musica brasileira, que faz uma falta danada. Eu sou do swing baiano. Na rua com os amigos, o Olodum era febre. Todo mundo queria dançar, todo mundo queria tocar. Contagia mesmo, e eu sempre tive essa vontade de aprender um instrumento. Aprendi a tocar cavaquinho com uns 12 anos. Hoje, estou sempre com o cavaco, seja em casa, no vestiário ou nas concentrações – disse o baiano, de fala mansa.

Na adolescência, a paixão pelo samba cresceu, e o jovem se arriscava nos pagodes de Salvador. O zagueiro da Seleção garante que fazia bonito em todos os aspectos.

– Jogava bola com o tio Jonílson e depois a gente quebrava para o samba. Minha mãe ficava preocupada, mas eu sempre conseguia dar uma escapada. Sempre fui muito brincalhão, sorridente, e não tinha esse lance de timidez. Tomava muito fora da mulherada, mas levava de boa. Faz parte. Gostava de desafios, e não fazia feio não, viu? – contou Dante, às gargalhadas.

Hoje, casado com Jucelina, pai da belga Sophia, de 5 anos, e do alemão Diego, de 2 anos, Dante raramente tem tempo para os pagodes de Salvador. Os palcos, agora, são os estádios da Europa. E nos mesmos campos em que desfila talento com os pés, Dante, esporadicamente, arrisca uns “passinhos”.

Em abril, após a conquista de seu primeiro título alemão, Dante arrastou os alemães para o funk, no meio do gramado do Frankfurt Main. Na comemoração, o zagueiro dançou o “Passinho do Volante”, do grupo “MC Federado e os Leleks”, hit do momento no Brasil, com Bastian Schweinsteiger. O craque alemão, inclusive, é um grande entusiasta do cavaquinho e da música brasileira, garante Dante.

– Dou aula para os alemães. Eles são meio duros, mas são bom alunos. O Schweinsteiger é o que mais gosta. Fez até o passinho do volante na comemoração do título. No vestiário coloco de tudo para ele escutar: “Passinho do Volante”, “Camaro Amarelo” (Munhoz & Mariano), muito axé, e Tchê Tchê Rerê (“Balada”, Gustavo Lima). Ele acompanha a música brasileira pela internet. Mas cavaquinho não dá para ele. O alemão é um pouco duro (risos). Mas o Schweinsteiger é um cara espetacular, entende nossa cultura, mais largada, divertida. Ele está doido para disputar a Copa do Mundo no Brasil. Mas ainda é muito verde no cavaco – risos.

Em casa, os alunos de dança são os filhos.

–  O Diogo me vê dançando funk e axé e fica me imitando. A Sophia também. Ela é minha princesinha, gosta de sambar – encerrou o jogador.

Fonte: Globoesporte.com

0
0
Atualizado: 23/05/2013 12:57

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.