geral

Barragem de rejeitos de minério da Vallourec transborda em Nova Lima (MG)

08 jan 2022 - 15:07

Redação Em Dia ES

Share
O incidente teria sido causado por um problema no sistema de drenagem da barragem
Um dique da Mina Pau Branco, barragem de rejeitos de minério de ferro da francesa Vallourec, transbordou na manhã deste sábado (8), na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais. A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro.

A Defesa Civil do município informou que o incidente foi causado por um problema no sistema de drenagem da barragem. Não há relatos de feridos por enquanto e nem de mortes.

Imagens feitas por moradores que circulam nas redes sociais mostram que a lama de rejeitos chegou à pista da BR-040, o que tem dificultado o trânsito no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o transbordamento aconteceu por causa do excesso de chuva. A corporação informou ainda que não houve rompimento de barragem e que o episódio não causou vítimas, nem colocou em risco nenhuma comunidade, descartando a necessidade de qualquer ação de retirada de moradores do local.

A assessoria de imprensa da Vallourec confirmou o transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima, e descartou o rompimento da barragem. As sirenes foram acionadas às 10h31min.

O que diz a Vallourec
Leia a nota na íntegra:

“A Vallourec informa que não houve rompimento de barragem em sua unidade Mineração.

Em função das chuvas excessivas dos últimos dias, houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, localizado em Nova Lima, ocasionando o transbordamento desse dique, que fica próximo à BR 040.

O dique em questão é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata, portanto, de uma barragem de rejeitos de mineração. Importante esclarecer, ainda, que o maciço se encontra íntegro e não houve rompimento da estrutura.

Em decorrência desse transbordamento e em conformidade com o PAEBM, as sirenes foram devidamente acionadas, na manhã deste sábado (8/1), às 10h31. Como consequência, a BR 040 foi interditada de imediato, pela administradora da rodovia.

A Empresa já acionou os órgãos competentes e está trabalhando em conjunto com as autoridades para minimizar os transtornos ocorridos. De acordo com as apurações preliminares, não há registro de vítimas.”

O que diz a Prefeitura de Nova Lima
Leia a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Nova Lima esclarece que não houve rompimento da barragem da Vallourec; o que ocorreu, de fato, foi que o sistema de drenagem não suportou o volume de água devido às constantes chuvas dos últimos dias e cedeu, carreando material para BR-040.

No momento, a Gestão Municipal apura o grau do impacto ambiental gerado, mantendo contato com a empresa para definir as ações necessárias. Uma equipe Defesa Civil Municipal já está no local acompanhando os trabalhos.

A Prefeitura informa ainda que vai autuar a empresa por crime ambiental e exigir, ao lado do governo estadual, o cumprimento do Plano de Recuperação da Áreas Degradadas, já que o monitoramento, acompanhamento e licenciamento ambiental de mineração são atribuições de competência do Estado.”

Com Estadão e Reuters
0
0
Atualizado: 08/01/2022 15:07

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.