Toda essa pesquisa, na época, resultou no “Programa Operacional de Apoio aos Meios de Hospedagem e Restaurantes do Interior do Espírito Santo”, um documento para dar forma às diretrizes de atuação para um apoio sistemático aos hotéis, pensões e restaurantes do interior do Estado. A ideia era assegurar o funcionamento, melhorar os serviços prestados e abrir novas oportunidades de trabalho. O programa pautava um plano de ação turística para todo o Estado.
Quando a pesquisa foi desenvolvida, buscavam-se além da melhoria dos meios de hospedagem, investimentos na compra de equipamentos e maquinários específicos e até mesmo implantação de unidades em municípios onde não existiam. Tudo isso com a intenção de alavancar o turismo no Espírito Santo.
O Bandes em sua trajetória sempre foi atento às potencialidades econômicas ligadas ao setor turístico. E na década 80, este estudo pioneiro mapeou potencialidades de investimento e possíveis atores estruturadores da cadeia econômica turística capixaba. A partir do final dos anos 90, muitos produtores rurais da região procuraram o banco para investir no agroturismo como forma de diversificação das culturas e uma nova forma de agregar mais valor ao produto, e consequentemente, aumentar a renda.
Segundo o gerente de Desenvolvimento e Planejamento do Bandes, Marcos Roberto Lima, o banco atualmente tem participado de vários fóruns do setor turístico. “Nas últimas décadas, a região das montanhas cresceu muito graças ao agroturismo, e o Bandes tem feito uma forte divulgação das linhas de crédito. Esta participação fez com que o banco ouvisse o empresariado e estruturasse uma linha que atendesse aos anseios do setor”, declara.
Desenvolvimento do turismo
Mais de trinta anos depois, o turismo continua em pauta, com o lançamento recente da linha “Funres Turismo”. Desde cedo, o Bandes já atuava com a estratégia de massificação e interiorização do crédito, incentivando o crescimento dos municípios e consequentemente, o Estado.
Segundo o diretor-presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, o banco caminhou, e está ajudando a fazer mudanças no cenário econômico. “O Bandes veio estruturando produtos para setores selecionados aderentes às políticas públicas estaduais desde cedo, o que agora vão gerar novos projetos que venham ocupar espaços vagos no mercado”, comenta.
A linha “Funres Turismo” é voltada para Micro e Pequenas Empresas (MPEs), tem atuação em todo o Espírito Santo, apoia investimentos de implantação, expansão, relocalização, modernização, diversificação, desenvolvimento tecnológico e gerencial de empreendimentos ligados ao setor turístico de forma a aumentar a capacidade e qualidade dos serviços prestados. Apoia empreendimentos ligados a hospedagem, lazer, eventos, bares e restaurantes, guias de turismo etc.
Condições operacionais
Limite máximo de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais);
Carência: até 24 (vinte e quatro) meses;
Amortização: até 120 (cento e vinte) meses;
Taxa de Juros: 9% (nove por cento) ao ano.
Redação Portal Ouro Negro