No entanto, o Proinveste está há seis meses disponível e nenhum dos 78 municípios apresentou projeto para financiar os recursos.
Segundo o diretor de Administração e Finanças do Bandes, Guilherme Pereira, alguns prefeitos já mostraram interesse na linha de financiamento, mas nenhuma prefeitura oficializou a parceria.
Além das dificuldades em apresentar projetos, a demora também pode ser justificada pela reestruturação que alguns prefeitos tiveram que fazer ao assumir o mandato no início do ano.
Outro argumento é o processo burocrático que os Executivos enfrentam, já que para solicitar o crédito, os projetos precisam passar aprovação da Câmara dos vereadores e não comprometer o orçamento municipal.
A expectativa do diretor do Bandes é de que a partir do segundo semestre os processo de liberação de crédito passem a ser executados.
A linha de crédito é destinada para prefeituras construir, por exemplo, escolas, creches, postos de saúde, praças ou centro de atendimento.
A linha de crédito Proinveste Capixaba atenderá projetos de até R$ 12 milhões e se destina também a investimentos em pavimentação de vias públicas, saneamento e drenagem.
O prazo total para pagamento da linha de crédito Bandes Investe Capixaba chega até 10 anos, com carência de até 24 meses, e a taxa de juros é de 8% ao ano.
Fonte: FolhaVitória.com.br