De acordo com a Prefeitura de Linhares, no Carnaval deste ano, no balneário de Pontal do Ipiranga, estarão atuando 40 policiais militares, 20 guardas municipais e 12 profissionais do Corpo de Bombeiros, que serão divididos em: três pela manhã na praia, três na ambulância de resgate e cinco à noite na ambulância de resgate.
Para o balneário de Povoação foram escalados 11 policiais militares e 4 guardas municipais. O efetivo do Corpo de Bombeiros usará o suporte dos profissionais que estarão no Pontal do Ipiranga.
Na Vila de Regência irão atuar 5 policiais militares, 5 guardas municipais e 2 bombeiros.
Guarda-vidas atuando até às 19 horas nas praias
Os guarda-vidas irão trabalhar nos três balneários sendo no Pontal do Ipiranga 29 profissionais, Povoação seis, e em Regência 8.
A jornada de trabalho será das 8h às 17 horas, sendo que, entre 17 e 19h, ainda haverá guarda-vidas mas em número reduzido. Dependendo da demanda, o número de guarda-vidas poderá ser ampliado.
Câmeras de videomonitoramento no Pontal do Ipiranga
No balneário mais movimentando de Linhares, Pontal do Ipiranga, serão instaladas seis câmeras em locais estratégicos. Os equipamentos sãos do tipo Speed Dome, com capacidade para ampliar uma imagem em até 70 vezes sem perder a qualidade. Elas fazem uma varredura em 360º e são capazes de registrar em detalhes qualquer atividade suspeita. As câmeras serão monitoradas pela Guarda Municipal em uma estrutura montada no próprio balneário.
Saúde
Durante os dias de folia a Unidade de Saúde do Pontal do Ipiranga vai funcionar 24 horas. A Equipe será ampliada e contará com médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Estarão à disposição dos foliões no Pontal do Ipiranga três ambulâncias.
Já em Regência e Povoação, uma ambulância ficará disponível em cada balneário. Em caso de necessidade, o paciente será encaminhado para o Hospital Geral de Linhares (HGL).
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said