A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jacupemba foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (19) no distrito de Jacupemba, em Aracruz, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A unidade tem capacidade para tratar 2,6 milhões de litros de esgoto por dia, atendendo, inicialmente, oito mil habitantes, com possibilidade de expansão para até 14 mil moradores, acompanhando o crescimento populacional.
Segundo disse ao Em Dia ES o diretor do SAAE, Amadeu Wetler, a obra, concluída em aproximadamente dois anos, é parte do plano de universalização dos serviços de esgotamento sanitário em Aracruz.
“Esse empreendimento coleta o esgoto de todo o distrito, direciona para uma estação elevatória e, após o tratamento, destina o efluente tratado à natureza. Foi um investimento de R$ 18 milhões, trazendo uma cobertura de saneamento que atinge 93% na área do SAAE”, explicou Wetler.
Além da ETE Jacupemba, a obra inclui dois coletores troncos, uma estação elevatória de esgoto bruto e um emissário de efluente tratado. Com a entrega, Aracruz avança no saneamento básico, alcançando 90% de cobertura em todo o município, considerando a atuação conjunta do SAAE e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
“O SAAE cobre 80% da população de Aracruz e saímos de 33% para 93% na universalização do serviço. Na área da Cesan, que contempla a Orla do município, o contrato prevê mais de 90% de cobertura até 2026. Esse é um modelo que pode inspirar outros municípios”, destacou Wetler.
Ao Em Dia ES, prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, ressaltou a importância do investimento para a saúde pública e o meio ambiente. “Tratar esgoto é um trabalho invisível, mas essencial. Com essa obra, melhoramos a qualidade das águas, reduzimos a poluição e prevenimos doenças. Quando assumimos a gestão, tínhamos 33% dos esgotos tratados; agora, estamos entregando com 93%, o maior índice do Estado e um dos mais altos do país”, afirmou.
Dr. Coutinho também enfatizou os impactos positivos para a economia local e a valorização ambiental.
“O saneamento básico é um marco para a qualidade de vida, para o desenvolvimento econômico e para a preservação do meio ambiente. Essa conquista reflete o compromisso com o bem-estar da população e o respeito à natureza.”
Com o encerramento deste ciclo de gestão, o prefeito deixou uma mensagem para os próximos anos.
“Nossa responsabilidade é manter e ampliar os avanços. Vamos continuar ouvindo a população, lideranças comunitárias e empresariais para aprimorar a mobilidade urbana, segurança, transporte público e a qualidade de vida em Aracruz. Trabalhamos com eficiência e dedicação para atender a comunidade.”