geral

Apagão nacional atinge o Espírito Santo e deixa parte do estado sem luz

14 out 2025 - 09:30

Redação Em Dia ES por Julieverson Figueredo, com informações de Estadão Conteúdo

Share
Incidente no Sistema Interligado Nacional, originado por um incêndio em subestação no Paraná, causou interrupção do fornecimento de energia em 17 estados e no Distrito Federal
Apagão nacional atinge o Espírito Santo e deixa parte do estado sem luz. Foto: Getty Images

Um apagão de grandes proporções atingiu o Brasil na madrugada desta terça-feira (14), afetando o fornecimento de energia elétrica em pelo menos 17 estados e no Distrito Federal. No Espírito Santo, a interrupção impactou cerca de 10% dos clientes da EDP. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a ocorrência teve início à 0h32 no Sistema Interligado Nacional (SIN), com a perda de aproximadamente 10.000 megawatts (MW) de carga em todo o país.

A causa do problema foi um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, localizada em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, Paraná. O incidente levou ao desligamento completo da subestação de 500 kilovolts (kV) e à abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Segundo o ONS, no momento da falha, a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.

Os efeitos da interrupção variaram em cada localidade. Enquanto em alguns pontos a oscilação de energia durou apenas segundos, em outros, o serviço foi totalmente interrompido por até 20 minutos. A distribuição da perda de carga pelo país foi a seguinte: 4.800 MW no Sudeste, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte e 1.600 MW na Região Sul.

Situação no Espírito Santo
No Espírito Santo, a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, comunicou que o desligamento ocorreu após as 0h30. A empresa informou que o restabelecimento do serviço começou assim que houve a autorização do ONS, e às 01h08, o fornecimento já estava 100% normalizado para todos os clientes afetados.

Em nota, a EDP destacou a importância de sua estrutura tecnológica para a rápida solução do problema. “O suporte tecnológico do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP no Espírito Santo, em Carapina, permitiu o acompanhamento em tempo real de toda a situação e o rápido restabelecimento da energia”, explicou a concessionária.

Restabelecimento e investigações
De acordo com o ONS, a ação para normalizar o sistema foi iniciada em conjunto com os agentes logo após a identificação do problema. “O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas”, afirmou o órgão. Na Região Sul, onde o incidente começou, a normalização completa levou cerca de duas horas e meia.

O ONS programou uma reunião com os principais agentes envolvidos para esta terça-feira. Outro encontro, uma reunião preliminar de Análise da Perturbação, está previsto para ocorrer até a próxima sexta-feira (17), a fim de detalhar as causas e consequências da falha.

Impacto em outros estados
Relatos de moradores nas redes sociais confirmaram a falta de energia em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

Em São Paulo, a Enel informou que 937 mil clientes foram afetados pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), um procedimento automático para proteger o sistema elétrico nacional. O serviço foi normalizado em oito minutos. No Rio de Janeiro, a Light reportou que 450 mil imóveis ficaram sem energia. A empresa também atribuiu a causa a uma atuação do Erac, com o fornecimento sendo normalizado pouco depois da 1h. No Amazonas, a Amazonas Energia registrou a interrupção às 23h32 (horário local) de segunda-feira (13), afetando bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara, com o serviço restabelecido por volta das 0h25.

0
0
Atualizado: 14/10/2025 11:04

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.