geral

Ano letivo tem início para 3.800 alunos do sistema prisional capixaba

06 fev 2025 - 13:49

Redação Em Dia ES

Share
Em 2024, o ano letivo contou com 3.718 internos matriculados no Ensino Fundamental e Médio nas unidades prisionais do ES
São 230 turmas, divididas entre os ensinos Fundamental e Médio no ES. Foto: ASCOM Sejus - Governo ES

O ano letivo para cerca de 3.800 alunos que cumprem pena no sistema prisional do Espírito Santo teve início nessa segunda-feira (03). A Secretaria da Justiça (Sejus), responsável pela administração das unidades prisionais do Estado oferta o ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). São 230 turmas, divididas entre os ensinos Fundamental e Médio em todo o Estado.

A educação formal faz parte do Programa de Ressocialização da Sejus.

“Temos atuado para ampliar o número de vagas de ensino ofertadas à população prisional, pois entendemos que a educação é a base para a transformação social. A formação educacional é um grande passo também para as oportunidades de trabalho que oferecemos e auxilia na avaliação de demais habilidades. Iniciamos o ano letivo nas unidades prisionais do Estado com uma equipe preparada e empenhada em transformar o futuro de muitas pessoas, resultado de uma parceria fundamental com a Secretaria da Educação. Mesmo estando em cárcere, cumprindo por um crime cometido, oferecemos oportunidades de recomeço e acreditamos que após o cumprimento da pena, esse indivíduo poderá ser reintegrado à sociedade”, ressaltou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

No ano passado, o ano letivo contou com 3.718 internos matriculados no Ensino Fundamental e Médio nas unidades prisionais do Espírito Santo, cerca de 5.225 internos se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e 3.354 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

“O processo de escolarização nas unidades prisionais, além de ser um direito dos internos, é concebido pela Secretaria de Educação como estratégia fundamental para ampliar as oportunidades de ressocialização desses sujeitos. Nessa perspectiva, as equipes pedagógicas de nossas escolas referência e exclusivas se prepararam para o ano letivo de 2025”, disse a gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger.

0
0
Atualizado: 06/02/2025 14:34

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.