geral

Ailton Krenak vem ao ES para lançamento de projeto que incentiva leitura em periferias capixabas

03 jul 2024 - 14:14

Redação Em Dia ES

Share
Iniciativa visa formar agentes culturais comunitários, fomentar clubes de leitura e promover mais de 400 atividades literárias em territórios periféricos do Espírito Santo
Projeto vai formar agentes comunitários e clubes de leitura em periferias capixabas. Foto: Wikimedia/Coletivo Garap

Na próxima segunda-feira (08), às 18 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória, o filósofo, escritor, ambientalista, líder indígena e Imortal da Academia Brasileira de Letras Ailton Krenak estará presente para o lançamento do projeto Lugares de Ler.

A iniciativa visa formar agentes culturais comunitários, fomentar clubes de leitura e promover mais de 400 atividades literárias em territórios periféricos do Espírito Santo.

O projeto será implementado em dez territórios do estado, incluindo bairros em Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Guarapari, Aracruz e Linhares, todos integrantes do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Durante a cerimônia, também ocorrerá o lançamento coletivo de livros produzidos por meio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e a divulgação do chamamento para seleção dos agentes de leitura, que atuarão por dez meses em suas comunidades.

“A Secult lança Lugares de Ler para promover a difusão literária em áreas de vulnerabilidade social”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

O projeto proporcionará a formação de agentes de leitura, que receberão treinamento em cultura e literatura para atuar como mediadores locais. Estes agentes organizarão clubes de leitura com encontros semanais que incluirão contação de histórias, oficinas de criação literária e outras atividades culturais.

Cada território também sediará eventos especiais, como pocket shows, monólogos cênicos, saraus, exibições de filmes, performances literárias e apresentações circenses. O projeto visa adquirir um acervo de 1.000 novos livros para serem utilizados nas atividades facilitadas pelos mediadores.

Perly Cipriano, presidente do Instituto Agir para o Desenvolvimento da Cidadania, destacou a importância do projeto.

“O povo precisa ter acesso à cultura. A leitura é uma fonte importante de conhecimentos e saberes. Somos parceiros nesta missão.” Gabriel Nascimento, coordenador de Formação Continuada do Lugares de Ler, reforçou o papel da leitura literária como um direito humano que demanda trabalho e formação para ser apreciada.

A realização do projeto é uma parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o Instituto Agir para o Desenvolvimento da Cidadania, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo.

Lançamento coletivo de livros
Além do lançamento do Lugares de Ler, a noite contará com o Lançamento Coletivo de Livros dos Editais de Literatura da Secult, apresentando 22 novas obras de autores capixabas.

Os livros, que abrangem gêneros como poesia, romance, ficção científica, contos, livro-reportagem e histórias infanto-juvenis, serão distribuídos gratuitamente no evento, que contará com a presença dos autores autografando suas obras.

Lista das obras que serão lançadas:
– A Essência dos Dias: História de Vida do Território do Bem, de Lais de Melo Rocio
– Amadè Ayè (Crianças da Terra), de Guilherme Nascimento
– A Menina do Meio: Uma história Meio Infantil, Meio Adulta, de Maíne Batista
– A Mulher Heroína do Queimado, Aisha Keto Korowe Detokumbo, Benedita Torreão, Princesa que Veio de Além-Mar, de Clério José Borges
– Brazucas, Perdidos no Espaço: Com Muita Pressa de Chegar a Lugar Nenhum, de Marcio Miranda Moraes
– Carmen – Poemas, de Moisés Nascimento
– Cervical Sexta, de Fábio Mozine
– Coloridos, de Gabriel Maroni
– Era um Balcão de Fórmica Vermelha, de Rogério Leone (in memoriam)
– Fevereiro Sangrento II – Caos Generalizado, de Marcos Bubach
– Fogo de Palha, de Carla Guerson
– (in)porta:nte, de Aline Prúcoli
– La Abuela, de Marina Jordem Almança Possatti
– O Antropófago, de Paulo Sena
– O Balcão, de Filipe Ferreira Ghidetti
– O Encantador de Árvores: Magia no Mulembá, de O Desconhecido Davi
– Os Espinhos de uma Rosa, de Priscila Reis Andrade
– Paletó Estampado, de Claudia Viúva Negra
– Pó e Cia, de Vitor Miguel
– Poecrítica, de Caio Ruano
– Puta tem Família, de Thais Helena Leite
– Um Robô Amigo, de Elijance Marques

Agenda Cultural
– Evento: Lançamento do projeto Lugares de Ler e Lançamento Coletivo de Livros
– Data: 08/07 (segunda-feira)
– Horário: 18 horas
– Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, Centro de Vitória (ES)

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.