geral

Abacaxi Pérola: dicas para saborear esta que é a fruta destaque da Ceasa-ES

28 out 2012 - 13:03

Redação Em Dia ES

Share

Em relação à procedência, a maior parte vem do município de Marataízes, responsável por 4.942.905 quilos da comercialização em 2012, seguido do município de Sooretama com 10.950 quilos vendidos e Itapemirim com 7.500 quilos. Outros estados também apresentam grande contribuição, como São Paulo com 24.793 quilos comercializados e Tocantins com 15 mil quilos.

Características

O engenheiro agrônomo Cássio Vinícius de Souza pontua as principais características agronômicas do abacaxi pérola. “Essa fruta possui forma cônica, destacando-se por possuir coroa no ápice, com espinhos, e casca com aspecto rugoso. Apresenta polpa branca ou creme, suculenta, aromática, saborosa, com grande quantidade de água e fibra. Quando madura, possui sabor levemente ácido e, na maioria das vezes, adocicado. O abacaxizeiro é um arbusto baixo e suas raízes são pouco profundas, alcançando, em média, 20 cm de profundidade. Apresenta também folhas esverdeadas e com espinhos nas bordas. A inflorescência, ou seja, as flores do abacaxi são brancas ou branco-roxas. Elas é que darão origem aos frutos”, conta.

Benefícios

O abacaxi possui várias propriedades benéficas ao organismo. Segundo a nutricionista, Giovana Guerra, a fruta fornece vitaminas B1, B2, B9 e C, além de ser rica em potássio e em fibras. “O abacaxi é suculento e tem 86% de água. Muitas pessoas utilizam principalmente como diurético, pois ele facilita a digestão devido à presença de ácidos orgânicos e da enzima bromelina. Além disso, o abacaxi também é usado na culinária como amaciante natural de carnes. As vitaminas do complexo B presentes ajudam a manter a memória e o potássio auxilia a prevenir as câimbras. Atua, ainda, como antioxidante devido à presença da vitamina C é eficiente no tratamento de bronquite e um excelente anti-inflamatório e cicatrizante”, conta.

Dicas

Chá de abacaxi com maçã
“Pegue ½ abacaxi com casca bem lavada e cortado em cubos; ½ maçã com casca partida também em cubinhos; um pedaço de gengibre pequeno; dois paus de canela pequenos e um litro de água. O preparo é simples e rápido, basta colocar todos os ingredientes acima para ferver  por 15 minutos, depois é só coar e está pronto para ser ingerido”.

Além de ser muito consumido na forma in natura, o abacaxi também é utilizado na culinária, sendo uma excelente opção para a produção de doces, salada de frutas, sucos, coquetéis e diversas outras refeições. A doceira, Priscila Gularte, de Cariacica, ensina a fazer uma deliciosa receita de bombom de abacaxi.

Os ingredientes são:

– 1 abacaxi picado sem miolo;

– 1 copo de açúcar;

– 1 copo de água;

– 1 caixa de leite condensado (395g);

– 500g de Chocolate meio amargo;

Após listar os ingredientes, Priscila ensina como preparar esse saboroso bombom. “Em uma panela coloque o abacaxi picado, o açúcar e a água. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Em seguida adicione o leite condensado, mexendo sempre até que comece a soltar do fundo da panela. Reserve e deixe esfriar. Enquanto isso prepare a cobertura derretendo o chocolate a banho-maria. Em uma forma coloque uma pequena camada dessa cobertura para que forme uma casquinha, leve ao freezer e deixe esfriar. Com a casquinha pronta recheie o bombom com o abacaxi cozido, cubra com o chocolate que foi derretido e coloque no freezer. Depois é só desenformar e servir. Com essa quantidade de ingredientes é possível fazer aproximadamente 30 bombons”, explica.

Pavê de abacaxi
Outra dica é dada pelo gastrônomo, William Junio, de como preparar o pavê de abacaxi. “Primeiramente corte em cubos um abacaxi, tenha três copos de água (600 ml), uma xícara de açúcar, dois pacotes de gelatina sabor abacaxi, uma caixinha de creme de leite (200 g) e um bolo já pronto de sabor abacaxi. Comece por colocar o abacaxi em cubos, a água e o açúcar em uma panela média, deixando ferver por 15 minutos. Em seguida acrescente a gelatina e misture até dissolver. Deixe esfriar um pouco, adicione o creme de leite e reserve. Corte o bolo em fatias da espessura de um dedo fino. Forre o fundo da vasilha de vidro com as fatias do bolo. Vire, bem devagar, em cima do bolo, o creme reservado de forma a não tirá-lo do lugar. Por fim, deixe na geladeira até esfriar totalmente. Está pronto para ser servido”, ensina William.

Redação Portal Ouro Negro

0
0
Atualizado: 28/10/2012 13:03

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.