Com carga horária de 160 horas, serão 20 vagas para o turno matutino, de 7h30 às 11h30, e 20 vagas no período vespertino, de 13h30 às 17h30. Para se inscrever, basta entrar em contato com o Sindicato da Indústria do Vestuário de Linhares (Sinvel) pelo telefone (27) 3264 0857. Os pré-requisitos são idade mínima de 18 anos, saber ler, interpretar e escrever.
O Sinvel pretende capacitar 200 pessoas em 2013 com seu Laboratório do Vestuário de Linhares, que entra em operação em abril após receber investimentos de R$ 200 mil na estrutura física e aquisição de 30 máquinas para atender a demanda de 56 indústrias locais por mão de obra capacitada.
Até o fim do ano, também estão previstas as realizações de cursos de Costureiro Industrial do Vestuário, Modelista, Operador de Máquinas de Corte de Roupas e Operador de CAD, que serão oferecidos de acordo com a demanda do setor.
O presidente do Sinvel, Atílio Guidini, revela que a ementa do curso incluirá visitas técnicas às confecções para que os alunos desenvolvam uma visão ampla sobre o trabalho na atividade.
“O setor precisa de colaboradores, mas o nível de competição com indústrias de outros setores estão fazendo com que estes profissionais migrem da confecção para os demais segmentos”, destaca. O setor de confecções é responsável por 6,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. A produção é de cerca de 8 milhões de peças ao mês, gerando 30 mil empregos diretos e 100 mil indiretos.
Fonte: Jornal Correio do Estado