O Secretário Wilson disse que, após as eleições, foi encontrado um acúmulo de lâmpadas queimadas. Em média dois mil pontos com problemas. “Aguardamos 25 dias para realizar a contratação de uma empresa em regime emergencial para realizarmos o trabalho de manutenção da iluminação. Esse contrato emergencial vence em julho, mas estamos tomando providências para contratação e licitação de nova prestadora de serviço. Sendo que a outra empresa anterior pediu encerramento do contrato”, disse.
Atualmente a estimativa da Secretaria de Serviços Urbanos é de 3.200 pontos atendidos em todo o município. “Temos realizado a recuperação de iluminação pública de ruas e avenidas e em praças, canteiros, BR-101, pontes e também nos balneários. Estamos avançado neste trabalho de manutenção de iluminação pública. Acreditamos que dentro de mais 30 dias, conseguiremos estar com a situação normalizada em todos os bairros e distritos”, afirmou o secretário.
Limpeza
A Secretaria de Serviços Urbanos realiza a limpeza das ruas e avenidas fazendo a varredura, capina, raspagem de terra, pinturas de meio fio e postes entre outros.
Wilson, destacou que esse trabalho vem sendo desenvolvido, por várias equipes de funcionários efetivos que atuam nos bairros e distritos do municípios. “Temos uma complementação de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura, porém hoje, com o crescimento da cidade e também com a saída de vários funcionários contratados esse número de servidores não é o suficiente para que possamos manter nossa cidade 100% limpa. Vale ressaltar que estamos buscando alternativas e posteriormente realizaremos contratações para que possamos regularizar 100% essa demanda. Mesmo assim, temos procurado fazer o máximo para manter a nossa cidade limpa”, afirmou Wilson.
Poda de árvores e Paisagismo
O Secretário Wilson disse que está sendo feito o trabalho de poda de árvores e paisagismo em canteiros nas ruas e avenidas, mas o número de funcionários para essa função também é insuficiente. “A Secretaria de Serviços Urbanos está trabalhando com um número pequeno de funcionários efetivos, estamos aguardando a licitação de empresa terceirizada para complementação dos trabalhos. Essa licitação já está em andamento e em breve estaremos com uma prestadora de serviço atendendo esses serviços”.
Coleta de lixo e entulhos
A Coleta de lixo e entulhos é feita pela Vital Engenharia, empresa terceirizada para prestar esse serviço. Wilson informou que a média diária de coleta de lixo sólido fica entre 90 e 110 mil kg por dia, e estima-se que a retirada de entulho e galhos fique entre 500 e 600 mil kg por dia.
“Observamos que muitos moradores não cumprem com as datas dos cronogramas que são distribuídos. Em algumas vezes, após a passagens das máquinas e dos caminhões fazendo a retirada, verificamos que no mesmo dia alguns moradores jogam entulhos e galhadas em ruas e avenidas deixando nossa cidade com aspecto de suja, quando na verdade a Prefeitura vem fazendo seu trabalho e cumprindo o cronograma distribuído nas residências”, disse o secretário.
O secretário informou ainda que em outros municípios já não se fazem esse trabalho de retirada de entulhos e galhadas das ruas e avenidas. “Durante esses primeiros meses de governo temos atendido a todas as demandas dos bairros e distritos de Linhares. Além da limpeza nas ruas e avenidas é feito serviços nas escolas, nos CRAS, entidade filantrópicas, unidades de saúde e área de prédios públicos municipais”.
Outra questão apontada durante a entrevista foi a sinalização. O secretário Wilson disse que foram encontrados semáforos apagados e com diversos problemas. “Temos solucionado, na medida do possível, pois estamos aguardando processo licitatório para que possamos fazer a manutenção correta de todas essas demandas. Algumas placas de sinalização estavam caindo. Já recolhemos mais de 300 placas. Estamos também normalizando a situação dos taxistas, como cumprimento de uma lei aprovada em 2013 que começou a vigorar em 2013”, disse.
Wilson também disse que está sendo feito um planejamento em conjunto entre as secretarias de Serviços Urbanos e Segurança Pública e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para uma mudança nas rotas de ônibus na cidade.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said