Municipalização do Trânsito
Washington destacou um passo importante nos primeiros meses de governo. “A Prefeitura fez uma parceira no mês de março com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Banestes efetivando a municipalização de trânsito no município. Os agentes de trânsito municipal passaram a ter poderes para organizar o fluxo de veículo de forma mais eficaz e até multar motoristas”, afirmou.
Mas o secretário esclareceu: “Neste primeiro momento estamos trabalhando com a conscientização dos motoristas desenvolvendo um trabalho de educação no trânsito. Nossos agentes farão uma abordagem educativa. Será dessa forma até o final de junho, quando passaremos a multar os infratores. Os agentes só estarão aptos para realizar multas, alto de infração, no segundo semestre deste ano, mas precisamente no início de julho”, disse.
O secretário informou ainda que, atualmente, Linhares conta com 18 agentes de trânsito, mas que o número ideal ainda está sendo estudado. “Serão chamados os candidatos que passaram no último concurso para agente de trânsito municipal”.
Uma Campanha Educativa de Trânsito será realizada no mês de Maio, envolvendo Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Câmeras de Vídeo monitoramento
Washington informou que as câmeras de videomonitoramento de Linhares estão mal posicionadas e algumas com defeito. “Já temos um projeto para remanejar esses equipamentos”, disse. Parcerias feitas com o Governo do Estado preveem a instalação de novas câmeras de vídeo monitoramento no município. Também devem ser instalados portais de segurança que deverão ser posicionados em todas as entradas e saídas do município.
Guarda Municipal
O Secretário esclareceu que a Guarda Municipal existe há 47 anos e até o momento a atividade destes profissionais não está regulamentada. “Vamos regulamentar as atividades, os salários, além de definir os cargos classificando as funções da guarda como patrimonial, ambiental, rural e operacional. O projeto pretende que, até o final deste ano, a lei já esteja em vigor no município. Os próximos concursos públicos para guarda municipal, já serão nos moldes do realizado pela Polícia Militar. Realizar o policiamento preventivo e auxiliar o trabalho da Polícia Militar estão entre as principais funções da regulamentação”, afirmou Washington.
Depois que as atividades forem regulamentadas, a Guarda Municipal será equipada com pistolas elétricas e coletes a prova de balas para a proteção e defesa dos profissionais no exercício de suas funções. Havendo necessidade, no futuro, eles poderão utilizar armas de fogo.
Segurança nas escolas municipais
Constantemente são registrados arrombamentos nas escolas municipais de Linhares Outro ponto que destacamos durante a entrevista foi a segurança nas unidades de ensino.
“Temos uma deficiência no efetivo da guarda municipal, o número de escolas aumentaram e o número de profissionais não se adequou ao crescimento. Estamos elaborando um projeto de instalação de alarmes em todas as escolas municipais. Depois de instalados, se houver alguma ocorrência o alarme emite um alerta para a Guarda Municipal que ao receber o chamado irá enviar uma viatura até o local para atender a demanda”, respondeu.
Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Para combater a criminalidade em Linhares, foi criado o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que será responsável por ações e estratégias voltadas à prevenção de violência na cidade.
“O papel do município de Linhares é auxiliar o governo do estado no combate à criminalidade, com objetivo de oferecer uma qualidade de vida para a população e reduzir a violência”.
O secretário informou ainda que nesta segunda-feira (22), às 09h30, acontece a solenidade de Instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) no auditório da Faceli, localizado no bairro Novo Horizonte.
Secretário lamenta a morte de policiais civis
No fim da tarde da última quinta-feira (18), os policiais civis Leone José Pereira da Silva e José Nivaldo Amaral foram mortos enquanto cumpriam mandado de prisão no interior de Sooretama.
Washington comentou o assunto. “Lamentamos muito o ocorrido, pois trata-se de dois homens de bem que pagaram com as suas vidas para cumprir o seu papel de proteger e defender a sociedade. O ocorrido vem fortalecer ainda mais a nossa preocupação com a segurança no meio rural, principalmente no período da safra do café”, afirmou o secretário.
Sobre segurança no período de colheita do café houve reunião na semana passada para discutir ações emergenciais. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos segmentos de segurança pública como Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Estiveram também presentes representantes dos trabalhadores rurais e produtores rurais do Farias, representando a Associação de Produtores Rurais de Córrego do Farias (Aprucof).
Segundo o secretário, as principais sugestões apresentadas foram as seguintes:
– Sempre registrar os empregados contratados. Isso facilita a identificação de pessoas que possam cometer crimes ou que já tenham problemas com a justiça;
– Orientação aos proprietários rurais no sentido de enviar uma lista com nomes das pessoas contratadas ao DPJ de Linhares para levantamento da situação criminal de cada um;
– Não efetuar pagamentos aos trabalhadores com dinheiro. “Sugerimos que os proprietários procurem a agência bancária de sua preferência para que sejam abertas contas em nome dos trabalhadores e os pagamentos sejam creditados em conta corrente, disponibilizando um cartão de débito/crédito para cada trabalhador”, disse.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said