geral

100 dias: Secretário de Cultura quer reestruturar lei de incentivo e apresenta ações

24 abr 2013 - 13:10

Redação Em Dia ES

Share

Segundo João, vários problemas foram encontrados na secretaria, como desorganização administrativa e de espaço físico.

Um das primeiras ações destacadas pelo secretário foi a manutenção do Centro Cultural Nice Avanza. “O espaço encontra-se em estado de má conservação, com carpetes e cadeiras sem higienização alguma, além de paredes internas sujas, desaparecimento de equipamentos de som pertencentes ao Centro Cultural. Optamos por realizar a manutenção do espaço por meio de higienização, pois ficou mais em conta. Ainda não temos previsão de quando será feito toda a limpeza, pois depende de licitação para a contratação da prestadores de serviço. Foi realizada uma limpeza para sediar um evento que acontece nessa semana”.

O Centro Cultural é muito utilizado para realização de reuniões, peças de teatro, minicursos, entre outros. “Algumas reuniões estão sendo feitas no espaço, vamos reabrir o espaço para ser realizado o III Seminário de Humanidades do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) e  a I Semana de Estudos da Secretaria de Cultura de Linhares”.

João Luiz Teixeira falou também da elaboração do Sistema Municipal de Cultura. O sistema é um dos pré-requisitos para aderir ao modelo de gestão do Ministério da Cultura e suas ferramentas como a Conferência Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, realização do Programa de Formação na Área de Cultura, Comissão de Intergestores, Sistemas Setoriais e Sistema de Informações e Indicadores Culturais.

O secretário informou ainda que está sendo feita a reestruturação da Lei de Incentivo à Cultura e Lei do Conselho Municipal de Cultura e eleição do Conselho de Política Cultural.

Biblioteca Municipal
“Estamos elaborando um projeto pedagógico para estruturar as atividades que podem ser desenvolvidas nos espaços da Biblioteca. Queremos utilizar esse espaço para abordagens diversificadas de manifestações culturais como eventos literários, exposições temáticas e demais ações que venham a valorizar a cultura do município”.

Recentemente, foi realizado na Biblioteca Municipal o Café Literário que reuniu artistas locais, estudantes entre outros.

Eventos
A Festa de Caboclo Bernardo que acontece na vila de Regência, está prevista para acontecer nos dias 30 e 31 de maio e 01 e 02 de Junho.

“É uma forma de valorizar a cultura local. Vamos reunir diversas bandas de congo de outros locais para fazer um movimento maior do folclore. Esse evento já acontece todos os anos, mas trazendo manifestações culturais de outros locais como Banda do Boi Pintadinho, da divisa do Espirito Santo com o Rio de Janeiro, Congada de Minas Gerais, entre outros, estaremos mostrando para a população a verdadeira identidade do folclore brasileiro”, disse Teixeira.

“Estamos planejando uma séria de atividades. A Secretaria de Cultura é uma importante pasta numa gestão. Nela podemos trabalhar com diversas comunidades com costumes diferentes, valorizando a cultura de cada um. A cultura é uma ferramenta importante para a sociedade. Quando me convidaram para assumir a pasta sabia que em 2013 seria difícil, iniciar projetos buscar parcerias, mas sabemos da importância dessa ferramenta. Estamos trabalhando para realizar ações culturais benéficas para a população”, completou.

III Seminário de Humanidades do IFES e I Semana de Estudos da Secretaria de Cultura de Linhares

A cerimônia de lançamento será realizada nesta quarta-feira (24), às 18h30, no Centro Cultural Nice Avanza, localizado na Praça 22 de Agosto, no Centro. O evento vai acontecer até a próxima sexta-feira (26) no IFES, no Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) , no Centro Cultural Nice Avanza e na Biblioteca Municipal.

O tema do seminário é “500 anos da Era Capitalista”, tema voltado para os alunos e servidores do IFES de Linhares, do Pólo UAB, do Ensino Médio da rede pública de educação do município e comunidade local. Também foram convidados para o evento pesquisadores e ativistas ligados aos temas.

O seminário visa fomentar a pesquisa na área de ciências humanas, e ampliar as camadas de compreensão das vivências sociais. Também irão ministrar cursos os secretários municipais de Cultura, João Luiz Teixeira, de Desenvolvimento Rodrigo Paneto, e Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, José Roberto Macedo Fontes.

Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said

0
0
Atualizado: 24/04/2013 13:10

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.