Segundo Regina, a Secretaria de Educação Iniciou um intenso trabalho de melhoria na qualidade do ensino. “Foram efetivados 209 servidores entre professores, pedagogos e serventes. Realizamos também a Semana Pedagógica em que cerca de 3 mil servidores foram capacitados”, disse Regina
“A população recebeu mais duas escolas municipais. Inauguramos recentemente a EMEF Maria Souza Matias, no bairro Movelar e o CEIM Maria Batista Pompermayer, no bairro Santa Cruz. A Secretaria de Educação realizou 24 processos de licitação para a contratação de transporte escolar, merenda, manutenção predial, materiais didáticos e de limpeza, veículo, inclusive de caminhão baú frigorífico, manutenção de bebedouros, refrigeradores de veículos, utensílios domésticos, e materiais permanentes”, continuou Regina.
Em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação, o município foi contemplado com dois ônibus escolares adaptados para crianças com deficiência. “Esses ônibus estão sendo de extrema importância para transportar nossas crianças”.
Garantindo mais visibilidade e transparência no cadastro de reservas dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIM) a secretaria vai divulgar o relatório com o número de crianças na fila de espera das escolas. Esse cadastro será atualizado ao final de cada trimestre. A lista informa o nome dos CEIM’s, a quantidade de alunos na fila de espera e se a escola oferece vagas nos horários parcial ou integral. “Para se inscrever no cadastro de reserva, a mãe deverá procurar uma unidade de ensino e solicitar a inclusão do nome do filho no cadastro. Assim que surgir uma vaga, a direção de cada unidade entrará em contato com a família”, finalizou Regina
Outras ações
A Secretaria de Educação lançou o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), chamada para professores em designação temporária, reforma das unidades de ensino, reunião com representantes do transporte escolar no município, realização do Projeto Universidade para Todos (PUPT), participação do Encontro Estadual de Educação ( MEC e Ministério Público), Projeto de Alfabetização de Adultos (parceria com a Secretaria de Estado de Educação) além da preparação da Feira Escolar na GranExpoNorte e BrasilPapaya Fest.
E ainda o projeto “Depois da Aula”, com atividades esportivas no contraturno dos alunos, mapeamento e medição para tratamento de areia utilizada nos CEIMS, lançamento de cursos de formação continuada, capina em 26 escolas, liquidação de processos licitatórios referentes ao ano de 2012, além de reuniões com o SEBRAE, captação de recursos à Caixa bem como a formação de Comissão de Avaliação de Qualidade da Merenda Escolar.
Dificuldades no início da administração
Regina também destacou as dificuldades encontradas no iniciou da gestão como a falta de materiais, merenda escolar e outros.
“Como não tivemos transição isso dificultou nosso trabalho no inicio da gestão. Agora estamos vendo as coisas caminharem. Muitas ações já foram desenvolvidas”.
Regina destacou que um dos principais problemas encontrados pela Secretaria de Educação foi o recebimento do Almoxarifado Central com estoques zerados ou abaixo do limite permitido pelo município. Materiais didáticos, de escritório, limpeza e utensílios domésticos não foram localizados ou encontrados em pouquíssima quantidade.
Outro fator destacado pela Secretária foi a quantidade de uniformes escolares que foram encontrados. “Não foi feito em 2012. A quantidade era suficiente para atender a 500 alunos, sendo que a necessidade do município é de 23 mil conjuntos”, disse.
Já outro problema encontrado pela gestão foi à falta de merenda escolar. Os alimentos armazenados no depósito não eram suficientes para atender a demanda. “No poder público tudo para se adquirir depende de licitação, se tivéssemos tido transição estaríamos inteirados dos procedimentos da Secretaria, e saberíamos quais medidas seriam adotadas quando assumimos o mandato no dia 02 de Janeiro”.
Segundo a secretária, todos os veículos da secretaria estavam em péssimo estado de conservação. Os ônibus estavam com problemas mecânicos, as Kombis estavam impróprias para uso, não havia caminhões para o transporte de materiais tanto de almoxarifados quanto de merenda.
A Secretaria de Educação destacou ainda que 70% da rede pública de ensino de Linhares foi deixada com problemas hidráulicos, elétricos, sanitários além da existência de infiltrações e vidros quebrados. Um exemplo dado por Regina foi a escola de ensino infantil Caboclo Bernardo, onde um muro de 50 metros de extensão desabou no início do ano por causa das chuvas.
25 escolas da rede estadual (950 novos alunos), foram municipalizadas, e apesar de terem sido reformadas na gestão passada foram entregues com problemas no forro, falta de cercas e muros, ausência de mobília ou mobília antiga e eletrodomésticos antigos e em péssimo estado de conservação. “Visitei em média 45 unidades de ensino para conhecer de perto a realidade de cada uma”, disse Regina.
“Estou vendo que os projetos estão caminhando. A cada dia é uma etapa a ser cumprida, tenho uma equipe comprometida e juntos estamos trabalhando para oferecer melhores projetos para os educadores e alunos. Sou pedagoga e é com muita satisfação que atuo nessa como Secretária”, finalizou Regina.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said