Em entrevista, a secretária disse que um dos projetos que foram iniciados nesses primeiros 100 dias foram os cursos do Programa Nacional de Ensino Técnico (PRONATEC). “O objetivo desse programa é qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. Estamos nos reunindo com empresários do setor industrial para firmar parcerias visando oportunidade dos alunos inseridos no Programa terem a chance de ingressar no mercado do trabalho assim que finalizarem o curso”.
“E os moradores do interior também irão receber oportunidade de se qualificar. Estamos buscando parcerias para levar os cursos para o interior do município. De início, as regiões contempladas serão Guaxe, São Rafael e Pontal do Ipiranga. Estamos aguardando o período da colheita do café para iniciar as inscrições”.
A Secretária Maria Luzia disse ainda que as atividades nas unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) já começaram como aula de informática, atendimento psicológico e pedagógico. Os cursos e as oficinas de artes já estão sendo providenciadas. Nas atividades de esporte, a Secretaria de Esporte e Lazer é responsável por disponibilizar educadores físicos nas unidades para realizarem atividades esportiva que estão sendo atendidas de acordo com a demanda de cada CRAS. Está sendo providenciado contrato de aluguel novamente para as piscinas de hidroginástica que eram alugadas pela gestão passada para os alunos da melhor idade”.
Maria Luzia destacou também os serviços desenvolvidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “Em conjunto com a Secretaria de Segurança o Centro possui um conjunto de ações voltadas para atender a população que faz das ruas seu local de sobrevivência ou moradia em Linhares. Essas abordagens aos moradores de rua são realizadas e as pessoas são encaminhadas à Casa de Acolhida, onde recebem atendimento de profissionais de Assistência Social, cuidados de saúde e alimentação”.
“Logo após esse acolhimento a Prefeitura disponibiliza passagens para aqueles que não são do município voltarem para a cidade em que moravam, os que residem aqui são encaminhados para residência de familiares. Muitas pessoas voltam para as ruas, esse trabalho não é fácil, mas estamos trabalhando para diminuição, para a pessoa ter força de vontade e sair dessa vida. Além dessa abordagem, o CREAS também realiza acompanhamento de crianças quando necessitam de um atendimento especial. O conselho tutelar nos aciona e o CREAS faz o acompanhamento dos casos”, finalizou Maria Luzia.
Secretária se identifica com a área social
Maria Luzia tomou posse no dia 5 de abril, após a esposa do prefeito Nozinho Correa, Elda Ferraz, pedir exoneração do cargo (veja matéria).
“Estou a pouco tempo atuando no cargo de Secretária de Assistência Social. A cada dia estamos vendo que os projetos estão se encaminhando. Temos o objetivo de realizar ações para beneficiar a população. As metas vão sendo cumpridas de acordo que as necessidades que vão surgindo. Temos parâmetros a serem seguidos dentro da legalidade. Faço meu trabalho com muita dedicação e compromisso, porque gosto de atuar nessa área social, sou formada em Serviço Social e me identifico bastante nessa área”, finalizou Maria Luzia.
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said