Neste sábado, 15 de junho, Viana será palco do “Intercâmbio Mais Que Especial” reunirá cerca de 200 capoeiristas, dos quais 150 são usuários das APAEs e possuem algum tipo de deficiência, síndrome ou transtornos globais do desenvolvimento.
O “I Intercâmbio Cultural: Capoeira, Patrimônios Imateriais e Inclusão”, visa promover a visibilidade e valorização da pessoa com deficiência na capoeira, além de combater o capacitismo e outras formas de preconceito. Este será o primeiro encontro de capoeira no estado com foco no protagonismo de pessoas com deficiência.
Capoeiristas das APAEs de Cariacica, Serra, Domingos Martins, Guarapari e Marataízes já confirmaram presença. O evento será realizado no Ginásio de Esportes do Bairro Vila Bethânia, em Viana, e contará com uma programação diversificada que se estenderá das 9h às 17h. A participação é gratuita e aberta a todos os capoeiristas da Grande Vitória.
A produção do evento é de responsabilidade de Christine Avelar (Professora Chris), com o apoio da Prefeitura de Viana e do grupo ACAPOEIRA. O evento é viabilizado por meio de incentivos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Espírito Santo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A iniciativa partiu de Jefferson de Azevedo (Mestre Jeffinho), que trabalha na APAE de Cariacica há 24 anos e é um dos pioneiros no desenvolvimento de capoeira para pessoas com deficiência.
Segundo Mestre Jeffinho, “este evento confronta o capacitismo, contribuindo para a diminuição do preconceito em relação às capacidades das pessoas com deficiência. A capoeira é democrática e inclui todos, independentemente de condição física, mental, social ou étnica”.
Professora Chris destacou a importância da parceria com as APAEs e a coordenação dos mestres e professores que lideram as aulas de capoeira nesses espaços. Entre os profissionais estão Mestre Frank (Domingos Martins), Mestre Arroz (Guarapari), Mestre Garrinchinha (Serra), Professor Osmar (Marataízes) e Monitor Lucas Japão (Cariacica).
O evento também contará com diversas atividades culturais ministradas por oficineiros como Mestre Capixaba, Mestra Baixinha, Contramestre Axé e Mestre Firmeza, que é uma pessoa com deficiência e serve de inspiração para muitos.
O evento contará com acessibilidade arquitetônica, sinalização em braile e intérprete de libras para garantir a participação inclusiva de todos os presentes.
A programação do dia inclui:
– 9h00: Recepção dos Convidados e Café da Manhã
– 10h00: Abertura Oficial e Fala das Autoridades
– 10h20: Apresentação Cultural APAE Domingos Martins (Dança Alemã)
– 10h50: Apresentação Cultural APAE Serra (Puxada de Rede)
– 11h20: Apresentação Cultural APAE Cariacica (Fanfacongo) e Aulão de Congo com Mestre Jeffinho
– 12h00: Almoço
– 13h30: Bate-papo com Mestres Firmeza e Capixaba
– 14h00: Samba de Roda (Contramestre Axé)
– 14h40: Maculelê (Mestra Baixinha)
– 15h30: Aulão de Capoeira (Mestre Capixaba)
– 16h10: Rodas de Capoeira e Grande Roda
– 17h00: Encerramento