– Nós temos este recorde, que foi registrado no futebol zambiano. O debate aqui é por que os gols de Godfrey não estão sendo reconhecidos. Nós criamos uma equipe independente para procurar nos arquivos e registrar cada um daqueles gols, em qual jogo e em qual torneio foram marcados. E então vamos mandar para a Confederação Africana de Futebol e para a Fifa, para podermos mostrar que, em vez de Messi e Muller, o verdadeiro dono do recorde é um africano, Godfrey Chitalu – disse um representante da federação ao site africano, que também buscou contato com a Fifa e soube que a entidade está “checando a informação internamente”.
Chitalu é um dos maiores nomes do futebol da Zâmbia. Em 1968, ele já teria marcado 81 gols pelo Kitwe United, antes de rumar para o Kabwe Warriors, onde estabeleceria o recorde quatro anos depois. Ao longo de sua carreira, ele foi eleito cinco vezes o melhor jogador de seu país e, quando se aposentou, em 1982, recebeu da Fifa um prêmio especial por tudo que alcançou em campo.
Ao deixar os gramados, o ex-atacante ainda virou treinador, comandando o Kabwe Warriors, antes de chegar à seleção da Zâmbia em 1993, quando morreu em um acidente de avião, aos 45 anos, que também provocou o falecimento de todo elenco da equipe na época.
Fonte: Globoesporte.globo.com