Antes, elas choravam de dor. Hoje, nos rostinhos das gêmeas Laura e da Luíza Viana Cibien, de nove anos, só tem lugar para os sorrisos. As duas são alunas de ginástica rítmica do Projeto Cariacica Saudável, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp). Elas têm uma doença autoimune e depois que começaram a fazer a atividade oferecida pela Prefeitura de Cariacica, melhoraram em muito a condição física.
As meninas sofrem de uma condição que se chama Tireoide de Hashimoto, enfermidade que, no caso delas, provocava muitas dores nas articulações e nos músculos. “Elas sofriam muito e choravam de dores”, conta a autônoma Luciane Viana, mãe das pequenas atletas, que faz questão de frisar que o sofrimento é coisa do passado. “Há um ano e meio elas fazem ginástica rítmica e agora não sentem mais as dores. Até a medicação para asma foi reduzida”, comemora a mãe.
Os benefícios não param por aí. “Hoje elas são muito mais flexíveis, não têm dores, a questão de postura delas é de autoestima, fizeram amizades e aprenderam a lidar e a conviver em grupo. Então só tenho elogios”, frisa Luciane.
A melhora na saúde de Laura e Luíza é resultado do trabalho desenvolvido com elas pela professora Francielly Machado Pereira, chamada carinhosamente de Fran, que é atleta da ginástica rítmica durante 20 anos, cinco deles na seleção brasileira do esporte.
“A ginástica rítmica é uma modalidade que abrange diversos benefícios. Ela trabalha muito o lado cognitivo da criança, a parte física e a coordenação motora. É um esporte em que a gente faz de tudo: salta e faz exercícios de força, de equilíbrio e flexibilidade. Elas adquirem um pacote completo de força, de agilidade, de flexibilidade, de concentração, de aptidão física e de coordenação motora, além do comportamento”, detalhou Fran.
Renan Escopeli, secretário de Esporte e Lazer, destaca o impacto positivo do projeto Cariacica Saudável na vida das crianças.
“O projeto resulta em mudança de vida. É mais que estimular a prática de esporte, mas leva à transformação, como no caso dessas atletas”.
O projeto visa promover a saúde, o bem-estar e a inclusão social por meio das modalidades oferecidas para os munícipes, incentivando a prática regular de atividades físicas, o desenvolvimento de habilidades esportivas e a formação de uma comunidade mais ativa.
As famílias que quiserem inscrever as crianças para participar precisam esperar até fevereiro, depois das rematrículas dos que já frequentam as aulas, e ir até a Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília, e aguardar. A quantidade de vagas ainda será definida.
As modalidades esportivas oferecidas pelo projeto Cariacica Saudável são: natação, hidroginástica, step, futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, judô, ginástica, rítmica, balé, kickboxing, jiu-jítsu, karatê, beach soccer, tênis de mesa, altinha, circuito funcional e circuito funcional para idosos.