esporte

Projeto de educação física em escola de Cariacica transforma vidas de jovens alunos

08 nov 2024 - 17:17

Redação Em Dia ES

Share
Iniciativa “Bom na Sala, Bom na Quadra” mostra que o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento social e pessoal para crianças e adolescentes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
Projeto de educação física em escola de Cariacica transforma vidas de jovens alunos. Foto: Divulgação

Em Cariacica, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Talma Sarmento de Miranda, localizada no bairro de São Geraldo, promoveu uma significativa transformação na vida dos alunos por meio do projeto “Bom na Sala, Bom na Quadra”, idealizado pelo professor de Educação Física Ronaldy Siqueira Bastos.

O projeto, que visa integrar os conteúdos da Educação Física com a prática esportiva competitiva, já traz impactos positivos no desenvolvimento e no bem-estar dos estudantes, conforme destaca o professor.

“Através do Desporto Escolar, nós fizemos o projeto aqui na escola chamado ‘Bom na Sala, Bom na Quadra’ e já estamos colhendo bons resultados. Nós conseguimos o primeiro lugar no futsal feminino e masculino e, além disso, conseguimos o vice-campeonato masculino e feminino no vôlei sub-13. Isso vem transformando a vida dos alunos, não somente aqueles que participaram dos jogos, mas que também fazem parte do projeto. Nós já podemos observar a transformação na vida deles dentro e fora da escola”.

O projeto tem como base a participação dos estudantes em modalidades esportivas e competições, em uma parceria com os Jogos Estudantis do Município de Cariacica (JEMC), organizados pela Secretaria de Educação e pela equipe de Desporto Escolar (Gerência de Educação Integrada). Na prática, o projeto funciona como um incentivo para os alunos explorarem suas aptidões físicas e emocionais, enfrentando desafios, superando o medo e aprendendo sobre trabalho em equipe.

A experiência com o projeto é relatada com entusiasmo pelos próprios estudantes. Uma aluna participante compartilhou a emoção de competir.

“Os jogos foram muito bons! No primeiro estávamos nervosos, no último teve muito choro, mas foi muito bom porque aprendemos a competir e conhecemos pessoas novas. Esperamos que venham outras para que possamos jogar em outros campeonatos, aprender mais e ser cada vez melhor”.

Além da experiência social, o esporte trouxe também uma perspectiva de superação pessoal. O aluno Hugo, por exemplo, conta que o contato com o esporte mudou sua trajetória.

“Comecei a jogar aqui na escola, mas não era muito bom. Então, me dediquei aos treinos e fui melhorando. Nunca pensei que poderia chegar tão longe. Hoje, participo de campeonatos e fui vice-campeão de voleibol. O esporte é muito importante na minha vida”, relata.

O projeto “Bom na Sala, Bom na Quadra” representa uma aposta da escola na Educação Física como um instrumento de cidadania, formando valores e proporcionando experiências que ultrapassam os limites do ambiente escolar.

A iniciativa visa não apenas a prática esportiva, mas também a transformação social, ao fomentar habilidades que os alunos levam para a vida: disciplina, trabalho em equipe e autoestima. O professor Ronaldy Siqueira Bastos reforça que o impacto do projeto é notável: “Nós já podemos observar a transformação na vida deles dentro e fora da escola”, finaliza.

0
0
Atualizado: 08/11/2024 19:11

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.