Muito se fala dos recordes de Cristiano Ronaldo, mas precisamos de falar mais sobre os recordes que ainda ninguém conseguiu bater do inigualável Pelé. Pelé tinha uma paixão pelos desportos que o levou a estabelecer vários recordes na sua carreira e a atrair multidões ao estádio para assistir à sua prestação. Era tão conhecido que até os adeptos adversários passaram a torcer por ele, pois o seu charme era algo a ser admirado. Hoje em dia, apostar em Pelé numa plataforma nova de 3 reais seria vitória garantida e já perceberá porquê.
Depois de enfrentar uma doença grave, o maior jogador de todos os tempos faleceu num hospital, e lembraremos para sempre a sua enorme contribuição para o futebol e a pessoa maravilhosa que ele foi no geral, além de jogador. Identificamos alguns dos seus recordes que dificilmente serão batidos na história do futebol.
Bola de Ouro Honorária
Um dos poucos prémios Bola de Ouro atribuídos a um dos melhores jogadores da atualidade, apesar de Pelé não ter tido direito a ganhar qualquer Bola de Ouro durante a sua gestão, uma vez que apenas disputou o Campeonato Brasileiro e o troféu foi atribuído apenas a jogadores europeus. Pelé marcou 1.281 golos e ganhou todos os prémios que conquistou ao longo da sua carreira de jogador reconhecendo a sua grande carreira. A FIFA presenteou recentemente o falecido ícone com o primeiro Fifa Ballon d’Or Prix d’Honneur na Suíça em 2014.
A maioria dos Hat-tricks
Outro recorde impossível de bater. Pelé tem o maior número de hat-tricks da sua carreira, com 92, quase um século de hat-tricks que nunca será superado pelos outros dois grandes nomes da modalidade, Cristiano Ronaldo, que tem 56 hat-tricks, e Lionel Messi, que tem 53 hat-tricks na carreira.
Maior número de assistências numa única edição do Mundial
Pelé era um jogador versátil, que marcava golos e criava oportunidades para os companheiros. Tem todas as capacidades das quais os atletas de hoje se gabam. Com bola, era rápido, poderoso, fantástico, habilidoso e inventivo. A sua participação foi fundamental para a seleção, pois a sua ausência por lesão num dos Mundiais fez com que o Brasil não conseguisse passar da fase de grupos.
Pelé regressou à seleção brasileira após uma lesão de longa duração no Mundial de 1970 e levou o seu país à terceira vitória no Mundial contra a Itália, registando um total de sete assistências no torneio, que continua a ser o maior número de assistências na história do Campeonato do Mundo.
Jogador mais jovem a marcar um hat-trick no Mundial
O Campeonato do Mundo de 1950 foi considerado um dos movimentos mais humilhantes da história do desporto brasileiro, uma vez que o Brasil perdeu o campeonato inaugural para o Uruguai. A única forma de se livrar dele era levar o troféu para casa no Mundial de 1958.
Pelé, de 17 anos, foi alistado no plantel e isso fez com que muitos fisioterapeutas acreditassem que seria maltratado pelos adversários, mas o que se seguiu foi uma exibição dominante de um jovem de 17 anos que confundiu um mundo inteiro e levou o Brasil a a sua primeira Copa do Mundo.
Pelé marcou o mesmo número de golos no torneio e também registou três golos aos 17 anos, tornando-se o jogador mais jovem da história do Mundial a fazê-lo.
Artilheiro conjunto do Brasil
Pelé foi o melhor marcador de sempre do Brasil até Neymar igualar esse feito no Mundial de 2022, embora Neymar tenha demorado 124 jogos a atingir essa marca, enquanto Pelé o fez em 92. Embora Neymar tenha dúvidas sobre jogar a nível nacional após o Brasil dolorosa eliminação do torneio. É improvável que algum dia vejamos um jogador que consiga igualar o recorde de Pelé de 77 golos pela seleção.
Jogador mais jovem a vencer o Campeonato do Mundo de Futebol
Houve muitos jogadores jovens a jogar nesta final, mas nenhum deles chegou perto de ganhar este troféu premiado na adolescência, embora o segundo jogador mais jovem a vencer o Campeonato do Mundo tenha sido Kylian Mbappe, de 19 anos, no Campeonato do Mundo de 2018.
Foi a estrela da vitória final do Brasil sobre a Suécia, marcando dois golos na vitória dos brasileiros sobre os anfitriões por 5-2. E se algum jogador quisesse bater o seu recorde, teria de levar a sua equipa ao sucesso no Mundial sozinho, aos 17 anos.
Único jogador que ganhou três Campeonatos do Mundo
Teríamos acreditado nisso se Mbappé tivesse ganho o Mundial de 2022. Estaria a caminho de bater o recorde de Pelé de maior número de títulos de campeão do mundo na sua carreira. Mas não foi assim, pois Pelé continua a ser o único jogador a vencer os três Mundiais.
Com apenas 17 anos, entregou-lhes o primeiro troféu do Campeonato do Mundo em 1958. Seguido de outra vitória no Campeonato do Mundo em 1962, e oito anos depois Pelé inspirou o Brasil a conquistar o seu terceiro troféu do Campeonato do Mundo em 1970, e até hoje continua a ser o único jogador a ganhei três vezes.